expresso.ptexpresso.pt - 22 abr. 10:51

Governo do Sri Lanka impõe novo recolher obrigatório devido à ameaça de novos ataques

Governo do Sri Lanka impõe novo recolher obrigatório devido à ameaça de novos ataques

Medida é justificada pela ameaça de novos ataques terroristas. Também os EUA alertaram para a possibilidade de novos atentados no país e indicaram como possíveis alvos áreas turísticas, centros de transporte, mercados, centros comerciais, edifícios governamentais, hotéis, clubes, restaurantes, locais de culto, parques, eventos desportivos e culturais de grande dimensão, aeroportos e instituições de educação

O recolher obrigatório no Sri Lanka, onde várias explosões no domingo de Páscoa provocaram pelo menos 290 mortos e 500 feridos, tinha sido levantado esta segunda-feira de manhã, mas foi de novo imposto nas últimas horas, segundo anunciou a agência de notícias Associated Press.

De acordo com as autoridades do país, a medida entra em vigor às 20h (hora local, 14h30 em Lisboa), e é justificada pela ameaça de novos ataques terroristas. Também os EUA já alertaram para a possibilidade de novos atentados no país. “Grupos terroristas continuam a planear possíveis ataques em locais públicos, que podem vir a acontecer sem qualquer aviso”, afirmou o Departamento de Estado norte-americano através da sua embaixada no Sri Lanka. Como potenciais alvos foram indicadas áreas turísticas, centros de transporte, mercados, centros comerciais, edifícios governamentais, hotéis, clubes, restaurantes, locais de culto, parques, eventos desportivos e culturais de grande dimensão, aeroportos e instituições de educação.

Nas primeiras horas desta segunda-feira, as autoridades do Sri Lanka anunciaram a detenção de 24 suspeitos ligados às explosões que ocorreram, no domingo, em três igrejas e três hotéis, e foram realizadas, segundo um perito do Governo, por sete bombistas suicidas (nenhum grupo reivindicou ainda, contudo, a autoria dos ataques). Também foi anunciada a descoberta de uma bomba artesanal, já no domingo, perto do principal aeroporto de Colombo, onde ocorreram alguns dos ataques.

Foi já criado um comité de investigação aos incidentes. O Presidente do país, Maithripala Sirisena, convocou uma reunião do Conselho de Segurança Nacional para esta segunda-feira. O primeiro-ministro, Ranil Wickremesinghe, também estará presente nesta reunião, avançou uma fonte governamental citada pela Reuters.

Entre as vítimas mortais das explosões de domingo encontra-se um português que tinha casado há cerca de uma semana e estava em lua-de-mel com a mulher, que sobreviveu. Rui Lucas vivia em Viseu e era funcionário de uma empresa em Vouzela. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assim como o Ministério dos Negócios Estrangeiros lamentaram os ataques e manifestaram pesar pela morte do cidadão português.

NewsItem [
pubDate=2019-04-22 11:51:13.0
, url=http://expresso.pt/internacional/2019-04-22-Governo-do-Sri-Lanka-impoe-novo-recolher-obrigatorio-devido-a-ameaca-de-novos-ataques
, host=expresso.pt
, wordCount=328
, contentCount=1
, socialActionCount=4
, slug=2019_04_22_1677191133_governo-do-sri-lanka-impoe-novo-recolher-obrigatorio-devido-a-ameaca-de-novos-ataques
, topics=[internacional]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]