visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 22 abr. 12:05

Sri Lanka: autoridades tinham sido alertadas para possíveis ataques

Sri Lanka: autoridades tinham sido alertadas para possíveis ataques

A polícia do Sri Lanka está a examinar os relatórios de agências de informação que tinham avisos de possíveis ataques

Dois ministros do Governo cingalês fizeram alusão a falhas nos serviços de informação do país sobre os ataques de domingo.

"Alguns oficiais dos serviços de informação estavam cientes dessa incidência. Portanto, houve um atraso na ação. É preciso tomar medidas sérias, assim como saber o porquê de esses avisos terem sido ignorados", declarou o ministro das Telecomunicações, Harin Fernando, na sua conta na rede social Twitter.

Fernando disse que o seu pai também tinha ouvido falar da possibilidade de um ataque e advertiu-o para não entrar em igrejas mais populares.

Mano Ganeshan, ministro da Integração Nacional, admite também que os oficiais de segurança do seu ministério foram alertados sobre a possibilidade de dois bombistas atacarem políticos.

"Colocamos as nossas mãos nas nossas cabeças quando soubemos que essas mortes poderiam ter sido evitadas. Porque é que isso não foi evitado?" questiona o cardeal Malcolm Ranjith, arcebispo de Colombo

As oito explosões de domingo mataram, pelo menos, 290 pessoas, entre as quais um português residente em Viseu, e provocaram 500 feridos.

Os Estados Unidos informaram que "vários" norte-americanos estavam entre os mortos, enquanto Grã-Bretanha, Índia, China, Japão e Austrália que também referiram que perderam cidadãos nos ataques de domingo.

A capital do país, Colombo, foi alvo de pelo menos cinco explosões: em quatro hotéis de luxo e uma igreja.

Duas outras igrejas foram também alvo de explosões, uma em Negombo, a norte da capital e onde há uma forte presença católica, e outra no leste do país.

A oitava e última explosão teve lugar num complexo de vivendas na zona de Dermatagoda.

As primeiras seis explosões ocorreram "quase em simultâneo", pelas 08:45 de domingo (03:15 em Portugal), de acordo com fontes policiais citadas por agências internacionais.

O número de pessoas detidas relacionadas com os ataques, que não foram ainda reivindicados, também aumentou de 13 para 24, disse à agência de notícias francesa France-Presse (AFP) o porta-voz da polícia Ruwan Gunasekera.

A polícia também informou hoje que uma bomba artesanal foi descoberta e desativada no domingo, perto do principal aeroporto de Colombo.

O Governo do Sri Lanka anunciou hoje que vai prestar homenagem na terça-feira aos quase 300 mortos nos ataques do domingo de Páscoa durante um funeral oficial.

O funeral acontecerá na terça-feira na igreja de Katuwapitya, em Negambo, a poucos quilómetros ao norte de Colombo.

com Lusa

ASSINE AQUI A VISÃO E RECEBA UM SACO DE OFERTA
NewsItem [
pubDate=2019-04-22 13:05:13.0
, url=http://visao.sapo.pt/actualidade/mundo/2019-04-22-Sri-Lanka-autoridades-tinham-sido-alertadas-para-possiveis-ataques
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=380
, contentCount=1
, socialActionCount=11
, slug=2019_04_22_1637014823_sri-lanka-autoridades-tinham-sido-alertadas-para-possiveis-ataques
, topics=[mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]