expresso.ptexpresso.pt - 22 abr. 13:48

As primeiras histórias sobre as pessoas que morreram no Sri Lanka. Bilionário dinamarquês perde três dos quatros filhos

As primeiras histórias sobre as pessoas que morreram no Sri Lanka. Bilionário dinamarquês perde três dos quatros filhos

É inesperado, é rápido, é imprevisível, e aleatório, tal e qual como uma tragédia natural. Só que o terrorismo é feito por homens e mulheres, não pela incontrolável natureza e faz-nos ter medo uns dos outros. Começam a chegar histórias das pessoas que morreram - e daquelas que sobreviveram apenas por sorte

No domingo de Páscoa, oito explosões fizeram 290 mortos no Sri Lanka, mais de 500 feridos. Famílias em oração, em férias, pais à espera de filhos na rua, empregados de hotéis durante o serviço de pequenos-almoços, pelo menos um casal de portugueses em lua-de-mel. É aleatório, quase impossível de prever, não há lugares mais perigosos que outros nem países onde o mal nunca chega.

O Sri Lanka não era atingido por violência desta escala há mais de uma década, quando a guerra civil acabou, e agora toda essa paz parece ter ruído com as igrejas e com os hotéis que explodiram. À imprensa começam a chegar as histórias das pessoas que viveram aquelas horas - e a história das decisões que as salvaram ou condenaram.

O jornal “The Guardian” escreve esta segunda-feira a história de Dilip Fernando, reformado de 66 anos, que se salvou e à sua família porque quando chegou à igreja de São Sebastião, em Negombo, no domingo, estava tanta gente, tanta gente, que ele decidiu procurar outra, apesar de sempre ter ouvido missa ali a vida toda. Pouco depois a bomba estoirou. Parte da sua família estava numa das igrejas que explodiu, incluindo duas das suas netas. E elas garantem que viram um dos homens que se fez explodir. “No final da missa, viram um jovem entrar na igreja com uma saco grande e pesado. Até passou a mão pela cabeça da minha neta. Parecia muito calmo, com um olhar inocente e era muito jovem mas acharam estranho ele estar a entrar no fim da missa, com um saco tão grande”. A sua família ficou sentada fora da igreja.

Mas se esta família escapou a uma tragédia devastadora, há centenas de outras a lidar com a dor da perda. Uma das histórias mais trágicas é a do bilionário dinamarquês, de 46 anos, que perdeu três dos quatro filhos nos ataques de domingo. O homem mais rico da Dinamarca detém várias marcas de roupa, incluindo a ASOS e é dono de milhares de hectares na Escócia, que comprou, segundo o próprio, para que a beleza das terras altas escocesas continue disponível às gerações futuras, sem qualquer construção humana.

Também Sinan Salahuddin, de 29 anos, perdeu o tio que era “o melhor amigo e o mentor de muita gente”. Dono do negócio de transporte de turistas Exotic Cars, Mohamed Rishard, 43 anos, morreu no hotel Shangri-La, onde ia ao ginásio. Deixa a sua mulher, três filhas e um filho. “Como começou do nada e teve muito sucesso estava sempre a tentar ajudar as pessoas a conseguirem o mesmo”, disse o seu sobrinho à Al Jazeera.

Outra vítima, Kaori Takahashi, japonesa de cerca de 30 anos, morreu durante o pequeno-almoço no hotel Shangri-La. O seu marido e uma criança de quatro anos, presumivelmente seu filho segundo informações da imprensa japonesa, estavam com ela no hotel mas ambos sobreviveram. Takahashi era a responsável de relações públicas de um grupo de apoio para expatriados japoneses e respectivas famílias.

Um menino de oito anos, parente de um conhecido político do Bangladesh, também morreu no mesmo hotel, e igualmente no salão onde estavam ser servidos os pequenos-almoços. Zayan Chowdhury era neto de Sheikh Fazlul Karim Selim, líder do partido Liga Awami, e primo do primeiro-ministro do Bangladesh, Sheikh Hasina.

NewsItem [
pubDate=2019-04-22 14:48:13.0
, url=http://expresso.pt/internacional/2019-04-22-As-primeiras-historias-sobre-as-pessoas-que-morreram-no-Sri-Lanka.-Bilionario-dinamarques-perde-tres-dos-quatros-filhos
, host=expresso.pt
, wordCount=540
, contentCount=1
, socialActionCount=11
, slug=2019_04_22_1558126997_as-primeiras-historias-sobre-as-pessoas-que-morreram-no-sri-lanka-bilionario-dinamarques-perde-tres-dos-quatros-filhos
, topics=[internacional]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]