www.publico.ptpublico.pt - 22 abr. 11:12

Arquitectura brutalista com um toque de especiaria oriental

Arquitectura brutalista com um toque de especiaria oriental

Os italianos Roberto Conte e <a href="https://www.instagram.com/stepegp

Os italianos Roberto Conte e Stefano Perego, fotógrafos de arquitectura, passaram os últimos 12 anos das suas vidas a viajar por países que percenteram à União Soviética e a documentar edifícios de estilo brutalista e modernista que foram encontrando no caminho. O fotolivro Soviet Asia compila imagens de edifícios construídos entre as décadas de 1950 e 1990 no Cazaquistão, Quirguistão, Uzbequistão e Tajiquistão. São museus, complexos habitacionais, universidades, salas de espectáculo, locais de culto que combinam a estética modernista com a arquitectura persa e islâmica, onde estão presentes elementos tipicamente asiáticos.

Em entrevista por escrito ao P3, os autores confessam que é precisamente o diálogo que se estabelece nestas obras entre o estilo oriental e o soviético que os fascina. "O que é realmente interessante neles é a sua beleza pouco convencional e o seu poderoso impacto visual. Especialmente na Ásia Central, os edifícios têm um aspecto monumental e misturam cores garridas com decorações tradicionais, mosaicos e cerâmica. O resultado é absolutamente criativo e experimental."

Os edifícios que os italianos fotografaram ao longo de um mês nos quatro países, após um longo período de pesquisa e de planeamento, são "testemunho de uma era e das suas dinâmicas". "Queremos mostrar estas obras a partir do nosso ponto de vista e informar as pessoas acerca da existência destas peças arquitectónicas incríveis. A maior parte delas nem sequer é conhecida e corre, actualmente, risco de demolição, apesar do seu valor artístico. Fotografá-las foi tambem uma forma de preservar a sua memória."

NewsItem [
pubDate=2019-04-22 12:12:35.0
, url=https://www.publico.pt/2019/04/22/p3/fotogaleria/arquitectura-brutalista-com-um-toque-de-especiaria-oriental-394408
, host=www.publico.pt
, wordCount=249
, contentCount=1
, socialActionCount=3
, slug=2019_04_22_1549323297_arquitectura-brutalista-com-um-toque-de-especiaria-oriental
, topics=[fotografia]
, sections=[]
, score=0.000000]