expresso.ptexpresso.pt - 21 abr. 22:30

Sudão. Militares dizem querer entregar o "poder ao povo", manifestantes desconfiam

Sudão. Militares dizem querer entregar o "poder ao povo", manifestantes desconfiam

Depois das conversações levadas a cabo no sábado, os manifestantes cortaram o contacto com o conselho militar interino. Dizem que entre os militares há "restos" do Governo de Bashir e prometem escalar as manifestações em Cartum

A liderança militar do Sudão promete entregar o “poder o povo”, mas os líderes dos manifestantes declararam terem cortado o contacto com o conselho militar transitório que substituiu no dia 11 de abril o Presidente deposto Omar al-Bashir porque os consideram “os restos” do antigo regime, reporta este domingo a BBC.

Milhares de manifestantes reuniram-se este domingo à noite em frente ao quartel-general militar em Cartum para um encontro com elementos do conselho militar onde anunciariam que um conselho civil tomará o poder doravante.

A Aljazeera escreve que os manifestantes declararam ter cortado contacto com os militares por "não os considerarem sérios" na sua intenção de entregar o poder.

“Não temos a ambição de ficar no poder mais do que o tempo acordado com os partidos da oposição. Estamos à espera que a oposição apresente a sua proposta”, declarou o general Abdel Fattah al-Buhran na televisão estatal.

“Vamos continuar os nossos protestos e vamos escalar os nossos protestos. Vamos boicotar as conversações com o conselho militar”, afirmou Mohamed al-Amin Abdulaziz, porta-voz da Associação de Profissionais Sudaneses.

O objetivo dos milhares de cidadãos que deram início aos protestos em dezembro passado, quando Cartum anuniou o aumento do preço do pão, querem que o conselho militar dê lugar a um governo de transição que leve à convocatória de eleições.

NewsItem [
pubDate=2019-04-21 23:30:23.0
, url=http://expresso.pt/internacional/2019-04-21-Sudao.-Militares-dizem-querer-entregar-o-poder-ao-povo-manifestantes--desconfiam
, host=expresso.pt
, wordCount=212
, contentCount=1
, socialActionCount=4
, slug=2019_04_21_1904227922_sudao-militares-dizem-querer-entregar-o-poder-ao-povo-manifestantes-desconfiam
, topics=[internacional]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]