pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 20 jan. 22:00

Usa o Visual Studio Code? 5 dicas para tirar o melhor proveito

Usa o Visual Studio Code? 5 dicas para tirar o melhor proveito

O Visual Studio Code é provavelmente um dos melhores IDEs para código e está disponível para os principais sistemas operativos.

Este editor gratuito e é direcionado para programadores que procuram um IDE completo e que, ao mesmo tempo, seja fluído. Hoje deixamos 5 dicas para quem usa o Visual Studio Code.

#1 – Comandos

Tal como outros editores, o Visual Studio Code disponibiliza um conjunto vasto de comandos para realizar as mais diversas ações. Para aceder à “Palete de comandos”, basta usar no Windows o atalho  Ctrl + Shift + P. Já no macOS devem usar o atalho ⇧⌘P.

#2 – Definir uma pasta como “área de trabalho”

Se o seu projeto está dentro de um diretório, então fique a saber que poderá carregar todos os ficheiros de uma única vez. Para tal basta ir a File > Add Folder to Workspace.

Todos os ficheiros do diretório passam a estar disponíveis no editor, e o diretório passa a ser o “diretório atual de trabalho”.

#3 – Divisão da área de trabalho

Existem situações em que precisamos de trabalhar em vários ficheiros ao mesmo tempo, e pretendemos até comparar informação entre eles.

Para ajudar o utilizador, oferecendo uma melhor visualização, é possível definir um Layout de trabalho. É possível dividir a área de trabalho na vertical, na horizontal, em três colunas, etc.

#4 – Múltiplos cursores

Uma das funcionalidades interessantes do Visual Studio Code é a possibilidade de criar múltiplos cursores, facilitando a introdução ou remoção de informação de um determinado ficheiro. Para criar vários cursores, basta no Windows usar a tecla ALT. Quem usar o macOS deverá criar múltiplos cursores com a tecla option.

#5 – Pesquisa em vários ficheiros

Se pretenderem pesquisar em vários ficheiros uma informação, uma variável, uma instrução basta ir a Edit > Find in Files. Depois de introduzirem o que pretendem pesquisar, o editor irá apresentar numa única janela todos os resultados.

E são estas as dicas simples que tínhamos para apresentar hoje. Este editor de texto tem recebido várias melhorias desde que foi lançado e é sem dúvida um dos melhores a todos os níveis. Experimentem! Se conhecerem outras dicas deixem nos comentários.

Visual Studio Code

Leia também…

TOP 10 dos melhores editores de texto em 2017

NewsItem [
pubDate=2019-01-20 23:00:24.0
, url=https://pplware.sapo.pt/truques-dicas/5-dicas-para-usar-no-editor-visual-studio-code/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=343
, contentCount=1
, socialActionCount=9
, slug=2019_01_20_249801603_usa-o-visual-studio-code-5-dicas-para-tirar-o-melhor-proveito
, topics=[editor, visual studio code, tecnologia, truques & dicas]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]