expresso.ptexpresso.pt - 20 jan. 23:29

Falta escavar 15 metros para o resgate de Julen. Mais 4 metros à mão

Falta escavar 15 metros para o resgate de Julen. Mais 4 metros à mão

Túnel vertical para chegar ao local onde se pensa estar Julen atingia no domingo à noite 45 dos 60 metros necessários. Mas os trabalhos necessários não acabam aí

O túnel vertical que está a ser construído para que seja possível proceder ao resgate de Julen atingiu no fim deste domingo 45 metros de profundidade. Mas a operação que leva os mineiros até ao local onde se supõe que esteja a criança que caiu no poço, em Málaga, só deverá estar concluído na próxima terça-feira.

Os 45 metros de profundidade já escavados ultrapassam os dois terços dos 60 metros necessários. Só depois de concluído o túnel se poderá avançar para a primeira fase do resgate de Julen. Segundo cálculos do coordenador da operação de resgate, Ángel Garcia Vidal, espera-se que esta fase de trabalho esteja terminada ao fim da noite.

Quando o final da perfuração vertical estiver concluída, é necessário revesti-la com um preenchimento. A previsão que o coordenador adiantou ao jornal “El País” é de que esta fase possa ainda demorar cerca de nove horas.

Quando estiver terminado o preenchimento, será iniciada a escavação à mão de um túnel horizontal de quatro metros pela equipa de mineiros da Hunosa Slavage Brigade, que lhes permitirá chegar ao local onde se prevê que Julen possa estar.

A previsão é de que esta fase demorará 24 horas até estar concluída, o que significa que Julen não possa ser alcançado até antes da próxima terça-feira.

A criança de dois anos caiu no domingo da semana passada num poço, junto à necrópole da Tumba Del Moro, um dos lugares de maior turismo de Málaga.

NewsItem [
pubDate=2019-01-21 00:29:48.0
, url=http://expresso.pt/internacional/2019-01-20-Falta-escavar-15-metros-para-o-resgate-de-Julen.-Mais-4-metros-a-mao
, host=expresso.pt
, wordCount=240
, contentCount=1
, socialActionCount=10
, slug=2019_01_20_1710492431_falta-escavar-15-metros-para-o-resgate-de-julen-mais-4-metros-a-mao
, topics=[internacional]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]