eco.sapo.pteco.sapo.pt - 20 jan. 09:39

Trump diz que é possível novo acordo comercial com a China

Trump diz que é possível novo acordo comercial com a China

"Se chegarmos a um acordo, certamente não teremos sanções", diz o presidente dos EUA.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que é possível um novo acordo comercial com a China, em resultado das negociações entre as duas potências, mas negou estar a estudar levantar as tarifas sobre o país asiático.

“Realmente tivemos um número extraordinário de reuniões e um acordo poderia muito bem acontecer com a China. Está a correr bem”, disse o Presidente aos jornalistas antes de partir para Dover (Delaware, EUA) para se reunir com as famílias dos quatro soldados norte-americanos mortos num ataque jihadista na Síria.

Se chegarmos a um acordo, certamente não teremos sanções e, se não chegarmos a um acordo, vamos ter”, advertiu Trump, citado pela EFE.

Trump salientou que “as coisas estão a correr muito bem com a China e o comércio”, considerando como “informações falsas” a notícia divulgada esta semana pelo The Wall Street Journal segundo a qual os Estados Unidos estavam a estudar levantar as tarifas impostas ao gigante asiático.

A segunda ronda de negociações com vista a terminar com o conflito bilateral terá lugar em Washington dias 30 e 31, num encontro entre as delegações lideradas pelo vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, e pelo representante comercial dos Estados Unidos, Robert Lighthizer.

Sobre as negociações com a Coreia do Norte, nomeadamente sobre a desnuclearização do país asiático, Donald Trump disse aos jornalistas que foi conseguido “um progresso tremendo”.

“Fizemos muitos progressos sobre os quais a comunicação social não noticiou, fizemos muitos avanços sobre a desnuclearização e falámos sobre muitas coisas diferentes, mas temos um progresso tremendo que não foi relatado, infelizmente “, disse o Presidente norte-americano.

NewsItem [
pubDate=2019-01-20 10:39:06.0
, url=https://eco.sapo.pt/2019/01/20/trump-diz-que-e-possivel-um-novo-acordo-comercial-com-a-china/
, host=eco.sapo.pt
, wordCount=258
, contentCount=1
, socialActionCount=1
, slug=2019_01_20_1275865368_trump-diz-que-e-possivel-novo-acordo-comercial-com-a-china
, topics=[internacional]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]