pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 15 nov. 23:00

Chromefy: Transforme já o seu PC num Chromebook

Chromefy: Transforme já o seu PC num Chromebook

Chama-se Chromefy e o objetivo deste projeto consiste em disponibilizar o Chrome OS (os lançamentos oficiais do google) para qualquer dispositivo que não seja um Chromebook.

O sistema operativo da Google, o Chrome OS, é baseado num projeto de código aberto do Chromium e foi desenvolvido para correr oficialmente nos Chromebooks. Este sistema tem suporte para aplicações Android, jogos e muito mais.

Apesar de ter sido criado com o intuito de ser executado apenas em Chromebooks, o Chrome OS pode ser executado num simples PC. Hoje vamos conhecer o projeto Chromefy que permite ter o Chrome OS num PC.

O script do projeto Chromefy usa uma imagem oficial do Chrome OS, enquanto o Kernel e o bootloader GRUB são do Chromium OS.

Instalar o Chrome OS não é propriamente uma tarefa simples comparativamente a instalar o Chromium OS com ferramentas como o CloudReady ou ArnoldTheBat, por exemplo. Aqui fica um resumo dos passos necessários:

  • Executar o Chromium OS via Pen USB e depois aceder ao terminal;
  • Particionar o disco
  • Fazer o download de uma imagem oficial do Chromium OS
  • Executar alguns comandos para proceder à instalação do Chromium OS – os comandos estão disponíveis aqui.

A boa notícia é que ao fim deste processo (complexo) é que passamos a ter uma versão totalmente funcional do sistema operativo do Google, incluindo o suporte para apps Android e Crostini (que permite executar o software Linux para desktop).

Para quem se quiser aventurar na instalação do ChromeOS com o Chromefy pode sempre obter ajuda no grupo de apoio criado no Telegram – aceda aqui. Toda a informação sobre este projeto pode ser consultada no site do GitHub, onde est�� também disponível um tutorial.

|via xda-developers (1)(2)

NewsItem [
pubDate=2018-11-16 00:00:43.0
, url=https://pplware.sapo.pt/google/chromefy-transforme-pc-chromebook/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=255
, contentCount=1
, socialActionCount=15
, slug=2018_11_15_193249986_chromefy-transforme-ja-o-seu-pc-num-chromebook
, topics=[google/youtube, tecnologia, chromebook, chromefy]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]