observador.ptobservador.pt - 15 nov. 17:29

Republicanos escolhem Kevin McCarthy para líder da Câmara de Representantes

Republicanos escolhem Kevin McCarthy para líder da Câmara de Representantes

Os Republicanos escolheram Kevin McCarthy para líder da bancada na Câmara dos Representantes, onde ficaram em minoria, após as eleições intercalares de dia 06.

Os Republicanos escolheram esta quinta-feira Kevin McCarthy para líder da bancada na Câmara dos Representantes, onde ficaram em minoria, após as eleições intercalares de dia 06. Com a saída do ‘speaker’ Paul Ryan e com a maioria perdida para os Democratas, o novo líder do Partido Republicano na Câmara dos Representantes tem a tarefa de promover a agenda conservadora e de proteger o Presidente dos EUA, Donald Trump, de quem é muito próximo, das críticas dos adversários.

“Nós regressaremos”, prometeu McCarthy, o congressista que há sete mandatos representa os Republicanos no seu círculo na Califórnia e que esta quinta-feira foi eleito líder da bancada do seu partido, derrotando o congressista do Ohio Jim Jordan, por 159 contra 43 votos. McCarthy recorda que já ajudou o Partido Republicano a recuperar uma perda de maioria na Câmara dos Representantes, em 2006, e mostra-se confiante na capacidade de o partido se unir e justificar a confiança do eleitorado.

Com McCarthy na liderança da bancada parlamentar, a defender a agenda legislativa dos Republicanos, Jim Jordan (conhecido pela sua agressividade, demonstrada nos debates televisivos na estação Fox) ficará sobretudo com a tarefa de contrariar os Democratas nos pedidos de investigação a Donald Trump, pelos seus negócios e pela alegada interferência russa nas eleições presidenciais de 2016.

McCarthy reconheceu que o Partido Republicano sofreu pesadas derrotas nas zonas suburbanas, nas eleições intercalares. O congressista também se mostrou preocupado com a predominância masculina e branca na bancada do Partido Republicano, por oposição a uma bancada Democrata bem mais diversificada no perfil.

Nestas eleições internas, Donald Trump manteve-se imparcial, sendo próximo de ambos os candidatos, embora não esconda a empatia especial com McCarthy, a quem chama de “meu Kevin”.

NewsItem [
pubDate=2018-11-15 18:29:54.0
, url=https://observador.pt/2018/11/15/republicanos-escolhem-kevin-mccarthy-para-lider-da-camara-de-representantes/
, host=observador.pt
, wordCount=277
, contentCount=1
, socialActionCount=2
, slug=2018_11_15_1875131592_republicanos-escolhem-kevin-mccarthy-para-lider-da-camara-de-representantes
, topics=[estados unidos da américa, partido republicano, mundo, américa]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]