pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 25 set. 10:00

7 curiosidades do Android que talvez desconheça

7 curiosidades do Android que talvez desconheça

Completados 10 anos de Android já pouco há a conhecer sobre o sistema operativo da Google. Mas será que conhecia estas 7 curiosidades?

O Android é o sistema operativo mobile mais popular do mercado, estando instalado em milhões de equipamentos.

Recentemente, o Android completou 10 anos de existência e crescimento. Tendo iniciado de forma tímida, viveu tempos de altos e baixos até chegar ao topo do mercado de smartphones.

No entanto, existem diversos dados que grande parte das pessoas desconhece. Conheça 7 curiosidades sobre este sistema operativo.

Qual a razão do nome “Android”?

Embora existam muitas histórias sobre a origem do nome “Androide”, a mais aceitável conta que é baseado no jogo Guantlet the third encounter, onde a personagem principal é um robot.

Andy Rubin, pai do Android, era um grande fã de robótica, tendo construído nos seus tempos livres um braço robótico que servia café sempre que o seu criador lhe enviava uma mensagem de texto.

Como se chama o Robot?

Embora a sua imagem seja bastante conhecida, a verdade é que poucos sabem como se chama o robot. Em tempos, no interior da Google, era conhecido por Bugdroid, derivado aos vários bugs que detinha nas aplicações, mas também já foi chamado de Andy e Mike.

No entanto, oficialmente, não existe um nome definido, sendo apenas possível encontrar referências aos nomes “Android” e “Robot Verde do Android”.

Foi criado para máquinas fotográficas

Embora tenha ficado conhecido no mundo dos smartphones, a verdade é que esse não era o verdadeiro propósito deste sistema operativo.

Nos seus primórdios, foi pensado para equipar máquinas fotográficas digitais, como forma de transferir as fotografias para a nuvem e as armazenar, mas, com o forte crescimento dos telefones inteligentes, rapidamente Andy Rubin decidiu mudar o rumo da sua startup Android para estes equipamentos.

O iPhone obrigou a uma revolução no Android

Estávamos em 2007 e os engenheiros da Google trabalhavam durante meses para aperfeiçoar o Android, pensado para um equipamento do estilo do Blackberry, que seria apresentado no final do ano para revolucionar o mercado dos telemóveis.

No entanto, com a apresentação do iPhone por Steve Jobs, conta a história que Chris DeSalvo disse a mítica frase “We’re going to have to start over” (Temos de começar tudo de novo), que levou a uma revolução interna no Android.

Desde essa data a Google moldou o sistema aos ecrãs touchscreen e tem aperfeiçoado o seu sistema para estar ao nível da concorrência.

Um “Easter Egg” em cada versão Android

Os já conhecidos “Easter Egg” nem sempre existiram, tendo sido adicionados no Android 2.3.

Criado por Jack Larson, o primeiro ovo foi um quadro onde surge o robot do Android rodeado de zombies e de um homem biscoito zombie. Esta animação surgiu no nome interno dado a esta versão do sistema, o Zombie Gingerbread.

A partir desta versão, foram várias as animações e mini-jogos adicionados ao Android.

Porque é que as versões têm sempre nomes de doces?

Desde a versão 1.5 que o Android tem recebido nomes de doces seguindo uma ordem cronológica na primeira letra.

No entanto, não existe uma explicação oficial sobre o porquê disto acontecer. Segundo as várias hipóteses, poderá ser porque Andy Rubin gostava muito de doces ou porque a Google achava que “os telemóveis fazem a vida mais doce”. Existe também outra teoria de que a Google não quer revelar o verdadeiro significado, apoiando-se nas palavras de um porta-voz da empresa americana que referiu em 2011 que era algo interno e que preferia não comentar.

É o maior sistema operativo no mercado dos smartphones

O Android é o sistema operativo mobile que centra em si maior quota de mercado. Segundo os números oficiais, este sistema detém 88% do mercado, estando ativo em mais de mil milhões de dispositivos.

Tendo agora o iOS como maior concorrente, após o desaparecimento do Windows 10 Mobile, mantém uma vantagem bastante representativa.

Após dez anos de muitas novidades, o Android continua a evoluir, estando a atingir uma maturidade cada vez mais interessante. Resta agora ao sistema operativo da Google otimizar o processo de atualização e reduzir a fragmentação deste popular sistema.

5 Apps para instalar no seu smartphone Android

NewsItem [
pubDate=2018-09-25 11:00:57.0
, url=https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/android/7-curiosidades-android-talvez-desconheca/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=650
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2018_09_25_1186789536_7-curiosidades-do-android-que-talvez-desconheca
, topics=[robot, apple, tecnologia, android, google, iphone/ipod, andy rubin]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]