visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 14 ago. 21:14

Emojis em emails profissionais? Não faça isso

Emojis em emails profissionais? Não faça isso

Utilizar emojis nas trocas de mensagens tornou-se comum. Mas um novo estudo sugere o mesmo que o bom senso: que utilizar emojis em emails profissionais pode criar uma má impressão

Com um emoji praticamente para cada emoção ou situação, é uma tentação usá-los para ilustrar o que se pretende transmitir e tornar a troca de mensagens mais divertida. Mas utilizá-los em mensagens ou emails profissionais pode não ser uma boa opção.

Segundo um estudo, conduzido por cientistas israelitas, utilizar emojis em assuntos de índole profissional diminui a perceção de competência. O estudo, que contou com 529 participantes de 29 países, realizou três experiências de forma a analisar o impacto do uso de emojis nas primeiras impressões virtuais em contextos relacionados com o trabalho.

Segundo Arik Cheshin do Departamento de Serviços Humanos da Universidade de Haifa em Israel e co-autor do estudo, utilizar emojis em emails de trabalho, pode criar uma impressão negativa. “Quando conhecemos alguém pessoalmente, pela primeira vez, sorrir é normal. Mas será que um sorriso por e-mail é considerado equivalente? Não. Realmente não. Não cria essa perceção de calor, de simpatia” afirmou Cheshin.

“Talvez os destinatários sintam que é muito casual ou muito infantil. Essa é uma possibilidade e mostramos que isso existe. Uma segunda teoria, ainda por analisar, envolve a intensidade. Quando sorrimos cara a cara, o sorriso provavelmente não será tão grande como parece num 'smile', onde parece extremo, exagerado” disse Cheshin.

Os resultados obtidos revelaram ainda que quando os participantes respondiam aos emails faziam-no de forma mais detalhada e abrangente quando não incluíam um “smile”.

Normalmente, os emojis são usados para ilustrar aquilo que se sente no momento. Conhecer alguém pessoalmente e sorrir é algo natural. Mas utilizar emojis é algo calculável, não é natural e pode, por isso, ser mal interpretado. “Quando conhecemos alguém pela primeira vez e sorrimos, não assumimos que estamos a ser gratificantes. Parece natural. Um emoji é calculado. Eu tenho que digitar o “smile”. Exprimir sentimentos usando texto e símbolos parece ser muito mais controlado”, explica o co-autor.

Além disso, se sorrir ou dar um aperto de mão tem poucas probabilidades de ser mal interpretado, um emoji pode ser usado de forma estratégica, de forma irónica, com um objetivo que nem sempre pode ser percebido pelo destinaráio, podendo levar a interpretações diferentes daquelas que eram pretendidas.

NewsItem [
pubDate=2017-08-14 22:14:23.0
, url=http://visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/2017-08-14-Emojis-em-emails-profissionais--Nao-faca-isso
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=351
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2017_08_14_1995710297_emojis-em-emails-profissionais-nao-faca-isso
, topics=[emojis, má impressão, sociedade, estudo]
, sections=[sociedade, actualidade]
, score=0.000000]