visao.ptvisao.pt - 2 jun. 14:37

EXAME | Marinha portuguesa assina acordo com fundo dinamarquês

EXAME | Marinha portuguesa assina acordo com fundo dinamarquês

As duas entidades vão cooperar no desenvolvimento e promoção de energia renovável off-shore. Responsáveis consideram este passo significativo para prossecução dos objetivos nacionais

A Marinha portuguesa assinou um acordo com o fundo dinamarquês Copenhagen Infrastructure Partners, líder mundial em projetos de energia renovável, para colaborar em projetos de aproveitamento sustentável do potencial de energia renovável no mar e partilhar os conhecimentos técnicos e científicos dos recursos energéticos.

Segundo o comunicado a que a EXAME teve acesso, a Marinha Portuguesa é “detentora de um elevado acervo científico e de conhecimento sobre o mar português, e tendo no seu ethos funcionar como um acelerador e potenciador de tecnologias disruptivas que possam retirar desse mar valor numa perspetiva ambientalmente sustentável, promove todo o tipo de cooperações com todas as entidades interessadas nesse desenvolvimento”.

Já do lado da Copenhagen Infrastructure Partners, Michael Hannibal, partner deste fundo, salienta que “esta cooperação é parte integrante do nosso objetivo de estabelecer parcerias estratégicas em Portugal e de reforçar o papel da CIP como um stakeholder chave no futuro da indústria eólica offshore de Portugal”.

Newsletter A subscrição foi submetida com sucesso! Exame O melhor jornalismo económico em revista, na newsletter sobre a edição mensal da EXAME

A Copenhagen Infrastructure Partners foi fundada em 2012 e é atualmente o maior fundo de investimento a nível mundial dedicado a projetos de energia de origem renovável, com um total de 19 mil milhões de ativos sob gestão. Os seus investimentos são aplicados em energia eólica onshore e offshore, energia solar, biomassa e waste-to-energy, ativos de transmissão, distribuição e armazenamento de energia, bioenergy avançada e Power-to-x.

NewsItem [
pubDate=2023-06-02 15:37:04.0
, url=https://visao.pt/exame/2023-06-02-marinha-portuguesa-assina-acordo-com-fundo-dinamarques/
, host=visao.pt
, wordCount=239
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_06_02_657893713_exame-marinha-portuguesa-assina-acordo-com-fundo-dinamarques
, topics=[exame]
, sections=[]
, score=0.000000]