www.publico.ptpublico.pt - 2 jun. 15:11

Feira do Livro de Lisboa homenageia livreiro José Pinho neste sábado

Feira do Livro de Lisboa homenageia livreiro José Pinho neste sábado

Uma salva de palmas durante um minuto pelas 17h deste sábado numa “simples, mas merecida homenagem a José Pinho”.

O livreiro José Pinho, fundador da Ler Devagar, que morreu na terça-feira, aos 69 anos, vai ser homenageado neste sábado na Feira do Livro de Lisboa, com uma salva de palmas durante um minuto, anunciou a organização.

Trata-se de "uma simples, mas merecida homenagem a José Pinho", sublinha, em comunicado, a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), de que o fundador da Ler Devagar e do festival literário de Óbidos foi vice-presidente entre 2005 e 2008.

"Pelas 17h, a Feira do Livro de Lisboa vai parar e convidar todos os participantes, autores e visitantes a saudar José Pinho com uma salva de palmas durante 1 minuto", afirma, acrescentando que "é desta singela maneira que a Feira do Livro homenageia "o Zé" - como era conhecido por todos".

Recordando os tempos em que José Pinho fez parte da APEL, a associação destaca que o editor e livreiro pautou sempre a sua acção "pelas ideias utópicas que transformava em realidade", como fez, aliás, "em todo o seu percurso".

"Despretensioso sobre o que é o livro e a literatura, era movido pela ânsia de tornar o acesso do livro algo democrático, banal e rotineiro, para todos e para todas. Olhava o mundo e congeminava como o poderia encher de livros", refere Pedro Sobral, presidente da APEL.

Ainda segundo o responsável, "mais do que um desejo, continuar este legado é, por isso, uma obrigação".

"É nosso dever levar o país a um lugar pelo que o José Pinho tanto lutou e pelo qual tanto fez. Sempre com um sorriso rasgado e uma gargalhada sonora", recordou Pedro Sobral.

NewsItem [
pubDate=2023-06-02 16:11:23.0
, url=https://www.publico.pt/2023/06/02/culturaipsilon/noticia/feira-livro-lisboa-homenageia-livreiro-jose-pinho-neste-sabado-2051984
, host=www.publico.pt
, wordCount=260
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_06_02_452408057_feira-do-livro-de-lisboa-homenageia-livreiro-jose-pinho-neste-sabado
, topics=[livros]
, sections=[vida]
, score=0.000000]