expresso.pt - 2 jun. 18:33
Universidade de Coimbra é a instituição de ensino superior mais sustentável em Portugal
Universidade de Coimbra é a instituição de ensino superior mais sustentável em Portugal
O Times Higher Education Impact é um ranking com 1.591 instituições do ensino superior que mais se destacam no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. A Universidade de Coimbra aparece como a mais sustentável em Portugal e a 29ª no mundo
Pelo quarto ano consecutivo, a Universidade de Coimbra é considerada a instituição de ensino superior mais sustentável em Portugal. No mundo, ocupa a 29ª posição entre 1.591 instituições de ensino. Este ranking da revista Times Higher Education Impact, hierarquiza as escolas de acordo com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas.
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas em 2015, fixou 17 ODS para que os países e a instituições pudessem ter um guia para um comportamento mais sustentável. Estes são os 17 ODS, que vão da erradicação da pobreza (ODS 1) às parcerias para a implementação dos ODS (ODS 17).
Entre as instituições de ensino superior a nível mundial, e entre os 17 ODS, a Universidade de Coimbra aparece este ano como a 22ª do mundo no ODS 2 (erradicar a fome). Num comunicado enviado ao Expresso SER, a universidade justifica esta classificação com “a existência do menu social (a preços acessíveis) nas cantinas, a promoção de campanhas de combate ao desperdício alimentar, a disponibilização de produtos às Repúblicas a preços reduzidos e com a integração de critérios de sustentabilidade nos cadernos de encargos para aquisição de produtos alimentares para as cantinas”.
Nos ODS 11 (cidades e comunidades sustentáveis) e 13 (ação climática), a Universidade de Coimbra aparece na 37ª posição no ranking mundial.
No ODS 11 ajudaram “diversas iniciativas como a existência de museus e espaços de exposições, a promoção de eventos culturais e artísticos como a Semana Cultural da Universidade de Coimbra; mas também projetos como o UCicletas (disponibilização de bicicletas), alterações de trânsito na Alta para garantir mais espaço aos peões ou a instalação de sistemas fotovoltaicos”.
No ODS 13, da ação climática, a instituição de ensino justifica a classificação “pelo seu compromisso com a neutralidade carbónica, o cálculo que efetua da pegada ecológica, o programa doutoral Território, Riscos e Políticas Públicas, o protocolo criado com a direção-geral de recursos da defesa nacional ou participação em redes orientadas para a ação climática”.
Amílcar Falcão, reitor da Universidade de Coimbra (na foto em baixo), diz que “esta distinção não é um fim em si mesma”, mas sim “um incentivo para mantermos uma postura responsável e assertiva na resposta aos desafios da sustentabilidade”.
Entre as 1.591 universidades dos 112 países analisados, a Western Sydney University da Austrália lidera o Times Higher Education Impact pelo segundo ano consecutivo. A University of Manchester no Reino Unido e a Queen’s University no Canadá completam o pódio deste ranking que já vai na sua quinta edição.
Aliás, estes três países são aqueles que mais universidades conseguiram colocar no top 100: Reino Unido com 26 escolas, Austrália com 16 e o Canadá com 15.
Este ranking dá uma classificação a cada escola até ao lugar 100 e a partir daí agrupa as escolas em grandes grupos. Entre o lugar 101 e o lugar 200 do ranking, o Times Higher Education Impact destaca mais duas universidades portuguesas: a Nova e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Entre os lugares 201 e 300 aparecem mais quatro: a Universidade do Algarve, a Universidade de Aveiro, a Católica e a Universidade do Minho.
A Universidade da Beira Interior, o Instituto Politécnico de Bragança, o ISCTE, a Universidade Aberta, os politécnicos de Setúbal e do Porto, a cooperativa Egas Moniz e a Escola Superior de Enfermagem do Porto também aparecem neste ranking, mas com piores classificações. Clique aqui para ver o ranking completo.