rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 2 jun. 13:56

PS e PSD reprovam Provedor da Criança, põem ónus na Justiça

PS e PSD reprovam Provedor da Criança, põem ónus na Justiça

Em 2019, o Comité dos Direitos das Crianças da ONU recomendou a Portugal a criação de um mecanismo para supervisionar os direitos das crianças.

O PS e PSD reprovaram esta sexta-feira os projetos-lei sobre a criação a criação de um Provedor da Criança para atuar de forma específica na área da criança e da família, colocando o ónus no Provedor de Justiça.

Todos os três textos que foram levados hoje à votação na Assembleia da República mereceram os votos desfavoráveis dos socialistas e dos sociais-democratas, depois de no debate de quinta-feira se terem manifestado reticentes à formação de uma nova entidade.

O projeto-lei da Iniciativa Liberal (IL) que pretende a criação do Provedor da Criança obteve, além do seu, os votos favoráveis de Chega, Bloco de Esquerda (BE), PAN e Livre, enquanto o PCP se absteve.

Também o texto do BE foi chumbado, merecendo apenas, além do seu, os votos a favor de Chega, PAN e Livre. IL e PCP abstiveram-se.

O Chega também viu o seu projeto-lei ser reprovado.

Em 2019, o Comité dos Direitos das Crianças da Organização das Nações Unidas (ONU) recomendou a Portugal a criação de um mecanismo para supervisionar os direitos das crianças.

Por seu turno, em 14 de fevereiro deste ano,a Comissão Independente para o Estudo dos Abusos de Menores na Igreja Católica também solicitou a criação de “uma entidade independente, autónoma, em articulação com a Provedoria de Justiça e outras estruturas julgadas necessárias, com atuação específica na área da criança e da família”.

NewsItem [
pubDate=2023-06-02 14:56:00.0
, url=https://rr.sapo.pt/noticia/politica/2023/06/02/ps-e-psd-reprovam-provedor-da-crianca-poem-onus-na-justica/333869/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=224
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_06_02_1817744391_ps-e-psd-reprovam-provedor-da-crianca-poem-onus-na-justica
, topics=[informação, política]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]