eco.sapo.pteco.sapo.pt - 2 jun. 17:52

Ajay Banga toma posse como presidente do Banco Mundial

Ajay Banga toma posse como presidente do Banco Mundial

Para atingir "essas ambições é preciso evoluirmos, sermos criativos, maximizar os recursos e criar novas parcerias com a sociedade civil", disse Banga aos trabalhadores do Banco Mundial.

O novo presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, assumiu esta sexta-feira oficialmente o cargo sucedendo a David Malpass, que deixou a liderança da instituição na quinta-feira, segundo fontes citadas pela AFP. Ajay Banga, 63 anos, um indo-norte-americano indicado pelos Estados Unidos como candidato ao cargo, acabou por ser eleito em maio.

Afirmou várias vezes que pretende dar prioridade ao financiamento da luta contra as alterações climáticas e à reforma do Banco Mundial (BM). O novo presidente do BM nasceu e cresceu na Índia e foi anteriormente presidente do grupo de serviços financeiros Mastercard.

Numa mensagem dirigida aos colaboradores e a que AFP teve acesso, Banga sublinhou a sua vontade de “criar um mundo livre de pobreza, num planeta habitável”. Para atingir “essas ambições é preciso evoluirmos, sermos criativos, maximizar os recursos e criar novas parcerias com a sociedade civil”, apontou.

O conteúdo das reformas da instituição deve ser conhecido na próxima reunião anual do BM e do Fundo Monetário Internacional (FMI) que vai decorrer em outubro em Marraquexe. Historicamente, o Banco Mundial é liderado por um norte-americano e um europeu lidera o FMI.

NewsItem [
pubDate=2023-06-02 18:52:48.0
, url=https://eco.sapo.pt/2023/06/02/ajay-banga-toma-posse-como-presidente-do-banco-mundial/
, host=eco.sapo.pt
, wordCount=180
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_06_02_1787112145_ajay-banga-toma-posse-como-presidente-do-banco-mundial
, topics=[internacional]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]