visao.ptvisao.pt - 2 jun. 14:17

Visão | Zelensky ordena inspeção aos abrigos antiaéreos da Ucrânia após três mortes

Visão | Zelensky ordena inspeção aos abrigos antiaéreos da Ucrânia após três mortes

O Presidente da Ucrânia ordenou hoje uma inspeção a todos os abrigos antiaéreos do país, após três pessoas terem morrido na madrugada de quinta-feira por não terem conseguido entrar num deles, que estava encerrado em pleno ataque russo

Numa publicação na conta pessoal da rede social Telegram, Volodymyr Zelensky indicou ter ordenado ao ministro das Indústrias Estratégicas ucraniano, Oleksandr Kamyshin, que realize, em dez dias, “uma inspeção completa a todas as estruturas de proteção em Kiev”.

O ministro do Interior, Igor Klymenko, foi encarregado pelo Presidente ucraniano de avaliar os abrigos no resto do país.

Zelensky deu hoje as ordens durante numa reunião com os comandantes militares e representantes dos serviços secretos e políticos responsáveis pela defesa da Ucrânia.

Newsletter A subscrição foi submetida com sucesso! A PRIMA Gosta As escolhas da revista PRIMA sobre o que há de novo em tendências, cultura e criatividade.

Quinta-feira, Zelensky mostrou-se irritado com as autoridades locais de Kiev por estas não terem garantido a segurança em todos os abrigos – instalados em estações de metro, parques de estacionamento subterrâneos e caves de edifícios residenciais – na capital.

Nas últimas semanas, muitos residentes queixaram-se do encerramento dos abrigos antiaéreos numa altura em que tem aumentado a frequência e intensidade dos ataques noturnos russos.

Os ataques noturnos levaram também ao aumento do número de residentes de Kiev que procuram um lugar nos abrigos antiaéreos durante a noite.

JSD //APN

NewsItem [
pubDate=2023-06-02 15:17:03.0
, url=https://visao.pt/atualidade/mundo/guerra-na-ucrania/2023-06-02-zelensky-ordena-inspecao-aos-abrigos-antiaereos-da-ucrania-apos-tres-mortes/
, host=visao.pt
, wordCount=190
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_06_02_1630518895_visao-zelensky-ordena-inspecao-aos-abrigos-antiaereos-da-ucrania-apos-tres-mortes
, topics=[rússia, guerra na ucrânia, ataque, mundo, guerra, mortos, presidente, ucrânia, conflitos]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]