rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 2 jun. 18:04

Internamentos sociais: "Pensar que é o estado que vai resolver tudo é um erro”

Internamentos sociais: "Pensar que é o estado que vai resolver tudo é um erro”

Relações sociais e familiares devem ser trabalhadas para evitar que haja pessoas abandonadas em unidades hospitalares, defende Rede Europeia Anti-Pobreza.

É um erro pensar que o Estado é a única solução para o problema. É desta forma que o padre Jardim Moreira, da Rede Europeia Anti-Pobreza, reage ao sétimo Barómetro de Internamentos Sociais que revela um aumento do número de internados sociais de pessoas que não têm par onde ir.

Em declarações à Renascença, o padre Jardim Moreira diz haver um quadro de egoísmo que motiva este cenário.

“A solução tem de ser repensar a pessoa humana e relações sociais porque o que está mal é este tipo de sociedade que estamos a criar a partir do interesse de lucros e egoísmo que resulta numa sociedade inacreditável e desumana “, afirma.

O padre Jardim Moreira conclui que não é o Estado a solução para o problema dos internamentos sociais.

Sublinha que as relações sociais e familiares devem ser trabalhadas para evitar que haja pessoas abandonadas em unidades hospitalares.

O barómetro dos internamentos sociais revela um aumento de 60% em relação a 2022. Em março, 1.675 camas nos hospitais públicos estavam ocupadas por pessoas internadas apenas por razões sociais. Este aumento percentual dos internamentos inapropriados custará ao Estado 226 milhões de euros este ano.

NewsItem [
pubDate=2023-06-02 19:04:05.0
, url=https://rr.sapo.pt/noticia/pais/2023/06/02/internamentos-sociais-pensar-que-e-o-estado-que-vai-resolver-tudo-e-um-erro/333924/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=189
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_06_02_1598597172_internamentos-sociais-pensar-que-e-o-estado-que-vai-resolver-tudo-e-um-erro
, topics=[informação, país]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]