rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 2 jun. 17:31

Bicicletas com Asas. “Se tens a bicicleta a ganhar pó, nós damos-lhe asas”

Bicicletas com Asas. “Se tens a bicicleta a ganhar pó, nós damos-lhe asas”

O projeto da Santa Casa em Marvila restaura bicicletas e entrega-as a quem precisa delas para se deslocar ao trabalho ou ao local onde estuda. Conheça as histórias de Sellou Jallow e Alghassimou Bah, dois imigrantes que ganharam asas para realizarem os seus sonhos.

Nasceu em 2020, numa pequena oficina no coração de Marvila, mas já está ajudar a voar quem dela tira proveito. O projeto Bicicletas com Asas, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, já entregou 13 bicicletas a jovens sem possibilidades de adquirir uma.

Em reportagem, a Renascença conheceu as histórias de Alghassimou Bah e Sellou Jallow, dois imigrantes que chegaram a Portugal sem conhecer nada do país e para quem a bicicleta foi uma ajuda contra o isolamento e um meio de transporte para os estudos e trabalho.

No final da gravação da reportagem, os jovens ficaram a saber que as bicicletas passaram a ser oficialmente deles, depois de terminado o tempo de contrato na cicloficina.

Júlio Santos, que trabalha no centro de promoção social da PRODAC, foi quem deu a autorização. É um dos obreiros do projeto e, acima da paixão pelo ciclismo, é atento à solidariedade. Em conversa com Teresa Oliveira, o responsável explicou de que maneira as bicicletas se tornaram transformadoras nas vidas destes jovens.

NewsItem [
pubDate=2023-06-02 18:31:50.0
, url=https://rr.sapo.pt/artigo/dar-voz-as-causas/2023/06/02/bicicletas-com-asas-se-tens-a-bicicleta-a-ganhar-po-nos-damos-lhe-asas/333918/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=165
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_06_02_1178556461_bicicletas-com-asas-se-tens-a-bicicleta-a-ganhar-po-nos-damos-lhe-asas
, topics=[informação, programas]
, sections=[]
, score=0.000000]