visao.ptvisao.pt - 2 jun. 16:11

Visão | A economia não faz sentido? Como a descodificar com a poeira da Covid ainda no ar

Visão | A economia não faz sentido? Como a descodificar com a poeira da Covid ainda no ar

A economia surpreende, apesar da guerra, da inflação e dos juros. Esse é apenas um dos aparentes paradoxos do mundo pós-pandémico. Uma montanha-russa de otimismo-pessimismo, cujos movimentos os economistas têm dificuldade em antecipar. São ainda as consequências do terramoto Covid-19?

Boas notícias económicas durante a mais agressiva subida de juros que já vivemos; desemprego a aumentar ao mesmo tempo que o emprego; turismo a bater recordes, enquanto as famílias perdem poder de compra; inflação a arrefecer, mas muito elevada na alimentação; maior pessimismo do que indiciam os dados económicos; uma crise com contas públicas controladas; bolsas em máximos, apesar da degradação das condições financeiras; e previsões cada vez menos fiáveis. Os desenvolvimentos económicos dos últimos meses parecem cheios de contradições. Que nevoeiro é este que rodeia a economia?

Há um ano, já depois da invasão da Ucrânia, a Comissão Europeia achava que Portugal ia crescer 2,7% em 2023. Não era um valor altíssimo, mas ficava acima da média europeia. Nos meses seguintes, os técnicos europeus foram ficando cada vez mais pessimistas, deixando os portugueses a contemplar uma estagnação. Em novembro, Bruxelas previa que o PIB nacional cresceria apenas 0,7%. Agora, nas estimativas divulgadas há duas semanas, aponta para um salto de 2,4%. Um dos maiores da UE.

Economia pandémica Os confinamentos e a reabertura foram choques fortes dos quais ainda estamos a recuperar
NewsItem [
pubDate=2023-06-02 17:11:50.0
, url=https://visao.pt/atualidade/economia/2023-06-02-a-economia-nao-faz-sentido-como-a-descodificar-com-a-poeira-da-covid-ainda-no-ar/
, host=visao.pt
, wordCount=182
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_06_02_1013537204_visao-a-economia-nao-faz-sentido-como-a-descodificar-com-a-poeira-da-covid-ainda-no-ar
, topics=[economia]
, sections=[economia, actualidade]
, score=0.000000]