observador.ptobservador.pt - 2 abr. 10:37

O que é que a mãe de Jenette McCurdy fez?

O que é que a mãe de Jenette McCurdy fez?

Um confessionário sobre a vida além da encenação: em "Ainda Bem que a Minha Mãe Morreu", a ex-estrela infanto-juvenil revela um caminho feito de pressão e repressão constantes para chegar ao sucesso.

O título assusta e a história supreende, mas justifica-o. Jennette McCurdy é hoje conhecida pelo público juvenil por ter sido uma das estrelas da série “iCarly”, da Nickelodeon. Fez também parte da sequela “Sam & Cat” e da série “Between”. O caminho para lá chegar foi, lê-se agora, uma história de pressão constante e repressão.

Em 2017, McCurdy deixou a carreira de actriz, dedicando-se à escrita e à realização. Neste livro, temos um relato na primeira pessoa da sua jornada, sempre decidida pela mãe, que queria à força toda que a filha tivesse uma carreira na televisão. McCurdy tinha seis anos quando fez a sua primeira audição. O sonho era da mãe – e o sonho da filha era deixar a mãe feliz. Com isto, sujeitou-se a restrições alimentares pesadas. A mãe fazia-lhe uma dieta de mil calorias por dia, ela cortava-as ao meio para acelerar os resultados, pesando-se cinco ou seis vezes por dia. A ideia de comer pouco implicava ser o mais pequena possível, o que, no entender da mãe, lhe daria vantagem nas audições: conseguiria passar por mais nova, tendo mais capacidade de fazer.

Em casa, toda a sua estética era controlada, desde a pele à cor das pestanas ou ao cabelo. Aos 16 anos, ainda era a mãe a dar-lhe banho. Já mais do que crescida, ao ponto de a envergonhar, a mãe ainda ia com ela à casa-de-banho para a limpar. A repressão existia ainda de forma sexual, sendo a mãe mórmon, e isto apesar de os beijos em televisão serem permitidos. A descrição do primeiro beijo em televisão também sabe a violência: não tendo a filha real interesse em representar, sentia que os pontos-chave da vida lhe eram roubados ali (no caso, o primeiro beijo). Aqui, a ideia do fanatismo religioso também ganha peso. Já em adulta, e já com algum sucesso, a mãe vê fotografias da filha na Internet com um homem. Os insultos que daí advêm são arrepiantes:

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.

NewsItem [
pubDate=2023-04-02 11:37:33.0
, url=https://observador.pt/2023/04/02/o-que-e-que-a-mae-de-jenette-mccurdy-fez/
, host=observador.pt
, wordCount=366
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_04_02_823498987_o-que-e-que-a-mae-de-jenette-mccurdy-fez
, topics=[livros]
, sections=[vida]
, score=0.000000]