www.dn.ptdn.pt - 2 abr. 11:08

Max Verstappen vence GP da Austrália caótico e critica Hamilton

Max Verstappen vence GP da Austrália caótico e critica Hamilton

A corrida foi marcada por três interrupções e vários acidentes. Max Vaertappen alegou que Lewis Hamilton não seguiu as regras.

Max Verstappen venceu, este domingo, o Grande Prémio da Austrália numa prova caótica, conseguindo assim manter o primeiro lugar no campeonato mundial.

Verstappen arrancou em pole position e, apesar de ter sido ultrapassado pela dupla da Mercedes George Russell e Hamilton na partida, manteve a calma para vencer uma corrida marcada por três interrupções e vários acidentes.

Hamilton ficou em segundo lugar, à frente de Fernando Alonso da Aston Martin, que já conquistou um lugar nos três pódios deste ano.

"Foi uma confusão, mas sobrevivemos a tudo. Vencemos, o que certamente é o mais importante", comemorou o holandês após o final da corrida. "Muita coisa aconteceu, fui cuidadoso na primeira volta porque tinha muito a perder e os outros muito a ganhar", analisou.

Verstappen defendeu que Lewis Hamilton não seguiu as regras da corrida ao ultrapassá-lo na primeira volta. "Da minha parte, apenas tentei evitar o contato, está bem claro nas regras o que é permitido fazer agora do lado de fora, mas claramente não é seguido", disse.

"Mas tudo bem. Tivemos um bom ritmo, passámos (Hamilton) de qualquer maneira, mas é algo para levar em conta na próxima corrida."

No circuito de Albert Park, em Melbourne, Verstappen confirmou a superioridade da Red Bull e e abriu 15 pontos de vantagem sobre seu companheiro de equipa, o mexicano Sergio Pérez, no campeonato mundial de pilotos.

Com duas vitórias (Bahrein e Austrália) e um segundo lugar na Arábia Saudita (depois de largar em 15º), o bicampeão mundial parece não ter adversários na temporada além de Pérez.

A Red Bull, que não vencia na Austrália desde 2011, lidera com folga o campeonato de construtores com 123 pontos, contra 65 da Aston Martin e 56 da Mercedes.

Hamilton volta ao pódio

Depois de dois quintos lugares, Lewis Hamilton subiu pela primeira vez ao pódio em 2023, o que parece confirmar a ascensão da Mercedes, mesmo que George Russell tenha abandonado a prova com um problema no motor.

"Não esperava ser segundo, estou super grato por isso. Para nós, estar aqui a disputar com a Aston Martin é incrível neste ponto da temporada", comemorou Hamilton, respondendo aos comentários de Verstappen. "Achei bastante decente. Ele travou cedo e eu travei tarde. Eu estava totalmente do lado dele e acho que ambos deixámos espaço para o outro", disse. "Eu não o tirei da estrada, ele não me tirou a mim. Nós não nos tocamos e isso é corrida."

Por sua vez, Fernando Alonso conquistou seu 101.º pódio na carreira e o terceiro em três corridas na temporada pela Aston Martin, que não para de surpreender. "Tivemos uma montanha russa de emoções hoje. Lewis fez um trabalho incrível, não consegui igualar ou aproximar-me o suficiente. Mas vamos aceitar o terceiro lugar", comentou Alonso.

NewsItem [
pubDate=2023-04-02 12:08:00.0
, url=https://www.dn.pt/desporto/max-verstappen-vence-gp-da-australia-caotico-e-critica-hamilton-16108966.html
, host=www.dn.pt
, wordCount=445
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_04_02_179927811_max-verstappen-vence-gp-da-australia-caotico-e-critica-hamilton
, topics=[grande prémio, austrália, max verstappen, fórmula 1, desporto]
, sections=[desporto]
, score=0.000000]