jornaleconomico.ptjornaleconomico.pt - 2 abr. 09:01

PS pede que Governo da Madeira tome medidas complementares de apoio às famílias | O Jornal Económico

PS pede que Governo da Madeira tome medidas complementares de apoio às famílias | O Jornal Económico

A força partidária acusou o executivo regional de "não estar preocupado com as dificuldades" que os madeirenses estão a sentir devido ao aumento d ...

O presidente do PS Madeira, Sérgio Gonçalves, defendeu que o Governo Regional da Madeira deve tomar medidas complementares de apoio às famílias depois dos apoios anunciados pela República.

O socialista acusou o executivo regional de “não estar preocupado com as dificuldades” que os madeirenses estão a sentir devido ao aumento do custo de vida.

“Vemos um Governo Regional que atinge recordes de receita fiscal, já os tinha atingido o ano passado e este ano tem uma estimativa de mais de mil milhões de euros de receita fiscal, que não reduz o IVA, como tantas vezes o Partido Socialista tem defendido, e chega ao ponto de aumentar o imposto sobre os combustíveis  dizendo que é necessária receita para apoios sociais”, afirmou Sérgio Gonçalves.

O dirigente socialista referiu que, em janeiro e fevereiro, só em IVA o executivo regional arrecadou mais de 6,4 milhões de euros.

“Esse imposto que decorre da inflação devia servir para apoiar os madeirenses”, disse Sérgio Gonçalves, que acrescentou que em 2022 existiu uma receita adicional de 87 milhões de euros de IVA e “o Governo Regional nada fez e não implementou medidas para mitigar este aumento do custo de vida”.

Sérgio Gonçalves considerou que o Governo da Madeira está “desorientando”, quando o presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, “afirmou que seria necessário um orçamento retificativo e, poucos dias depois, ter sido desmentido pelo secretário regional das Finanças, Rogério Gouveia, referindo que tal já não é preciso”.

O dirigente socialista sublinhou que “mais importante do que esta descoordenação entre os membros do Governo é o desfasamento que existe entre aquelas que são as necessidades dos madeirenses e aquelas que são as medidas que este Governo Regional não implementa para os defender deste aumento do custo de vida”, disse Sérgio Gonçalves.

O socialista salientou a importância de baixar o IVA, “até porque a taxa normal na Madeira é 6% superior à que é aplicada nos Açores”, reforçando que essa descida “daria um alívio muito grande às famílias da Região”.

NewsItem [
pubDate=2023-04-02 10:01:22.0
, url=https://jornaleconomico.pt/noticias/ps-pede-que-governo-da-madeira-tome-medidas-complementares-de-apoio-as-familias-1013364
, host=jornaleconomico.pt
, wordCount=324
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_04_02_1595045846_ps-pede-que-governo-da-madeira-tome-medidas-complementares-de-apoio-as-familias-o-jornal-economico
, topics=[ps, sérgio gonçalves, economia, madeira, madeira política]
, sections=[economia]
, score=0.000000]