www.pcguia.ptAndré Rosa - 2 abr. 10:50

Identidade digital

Identidade digital

Opinião: a Quinta Coluna de André Rosa.

Olá a todos. Voltamos ao tema da proposta europeia do chat control e também da proposta de criação de uma espécie de cartão de cidadão europeu totalmente digital, que nos represente online.

Começando por este último, tal como já tínhamos falado no passado, apesar de ser uma boa ideia na sua essência, pode ser muito perigosa em termos de privacidade se for mal implementada.

No entanto, este mês, tivemos algumas vitórias nesta matéria: os eurodeputados piratas conseguiram incluir no documento a obrigação de que o código usado neste e-ID seja totalmente open source e de que não seja criado um número único de identificação para toda a EU.

Sobre o chat control, chegamos agora a meio do processo sendo que, lá para o fim deste ano, devemos ter a votação final sobre esta proposta – neste momento, está em discussão na Comissão das Liberdades Cívicas, da Justiça e dos Assuntos Internos.

Para quem não se lembrar, esta proposta da UE quer ter todos os chats, mensagens e e-mails privados automaticamente inspeccionados por conteúdo suspeito, de maneira geral e indiscriminada. O objectivo é combater a pornografia infantil. No entanto o resultado será uma vigilância em massa através do controlo totalmente automatizado de mensagens em tempo real e o fim do sigilo da correspondência digital.

NewsItem [
pubDate=2023-04-02 11:50:25.0
, url=https://www.pcguia.pt/2023/04/identidade-digital/
, host=www.pcguia.pt
, wordCount=212
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_04_02_1225728522_identidade-digital
, topics=[tecnologia, opinião, identidade digital, privacidade, open-source, chat control, e-id, quinta coluna]
, sections=[opiniao, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]