jornaleconomico.ptjornaleconomico.pt - 1 abr. 13:29

"Quem manda na Europa são os alemães", diz presidente da Stellantis | O Jornal Económico

"Quem manda na Europa são os alemães", diz presidente da Stellantis | O Jornal Económico

O português Carlos Tavares defende que os carburantes sintéticos, que a Comissão Europeia autorizou além de 2035, "não são totalmente neutros neste mom ...

O presidente do grupo Stellantis, Carlos Tavares, admite que “quem manda na Europa são os alemães” no que trata a última decisão da Comissão Europeia relativamente à indústria automóvel e o fim dos combustíveis poluentes.

A Comissão Europeia deixou a porta aberta para a indústria automóvel manter o fabrico de veículos poluentes além de 2035 desde que sejam usados com combustíveis sintéticos. Na opinião do português e presidente do terceiro maior fabricante automóvel desde 2014, ao “Público”, a Europa cedeu perante uma exigência do governo alemão.

“A primeira conclusão que se deve tirar é que quem manda na Europa são os alemães”, disse à publicação. “Foram os únicos [alemães] que foram dizer que não e aquilo parou tudo. Na Europa, quem manda são os alemães e essa é a primeira conclusão geopolítica. Se tivesse sido Portugal a dizer que não, aquilo passava”, defendeu o gestor.

As declarações de Carlos Tavares foram proferidas após a apresentação do projeto de transformação da fábrica da Stellantis em Mangualde (antiga PSA) para a produção de veículos elétricos.

NewsItem [
pubDate=2023-04-01 14:29:47.0
, url=https://jornaleconomico.pt/noticias/quem-manda-na-europa-sao-os-alemaes-diz-presidente-da-stellantis-1013823
, host=jornaleconomico.pt
, wordCount=171
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_04_01_759330977_-quem-manda-na-europa-sao-os-alemaes-diz-presidente-da-stellantis-o-jornal-economico
, topics=[stellantis, carburantes sintéticos, arac - associação dos industriais de aluguer de automóveis sem condutor, motores, carlos tavares, gasolina, combustíveis, mangualde, automóveis elétricos, comissão europeia, gasoleo, conselho europeu, política, emissões poluentes, economia]
, sections=[desporto, economia, actualidade]
, score=0.000000]