www.dn.ptdn.pt - 2 abr. 00:56

Morreu o alfaiate Ayres Carneiro da Silva. Vestiu Salazar e foi amigo de Pedroto

Morreu o alfaiate Ayres Carneiro da Silva. Vestiu Salazar e foi amigo de Pedroto

Neto anunciou este sábado a morte do avô. Tinha 93 anos.

Dizer que vestiu Oliveira Salazar e Sá Carneiro e foi amigo de José Maria Pedroto é redutor, mas serviu de cartão de visita ao mestre da tesoura.

Ayres Carneiro da Silva, que morreu este sábado, tinha 93 anos e deixa um legado na alfaiataria portuguesa que o neto mais velho não quer deixar esquecer. O velório decorrerá este domingo na Igreja Paroquial das Antas, no Porto, e o funeral no mesmo local na segunda-feira, pelas 10.30.

"Há uns dias, o meu avô disse-me que em breve iria fazer uma viagem sem destino! Sr. Ayres embarcou esta manhã em executiva na Air Sky em direção ao tal destino... só Deus sabe onde est��!", anunciou o neto, Ayres Gonçalo, no Instagram.

View this post on Instagram

A post shared by Ayres Gonçalo (@ayres_bespoke_tailor)

Nasceu a 26 de dezembro de 1929 e começou a coser com 12 anos e era considerado um dos maiores alfaiates de Portugal. Ele acreditava na arte de bem vestir e que a alma de um alfaiate é "grande", como disse à TSF em 2019, numa conversa em que passou o testemunho ao neto, que dele herdou a paixão e a tesoura comprada ao alfaiate do rei D. Carlos por 200 escudos.

Adepto feroz do FC Porto, orgulhava-se de ter sido amigo de José Maria Pedroto, o malogrado técnico portista que revolucionou o futebol português.

Para a organização do Portugal Fashion, partiu um "homem peculiar" e "um mestre na arte da alfaiataria, com uma gargalhada única que enchia qualquer sala. Um homem de talento, que não deixou nada por dizer. Um homem bom".

View this post on Instagram

A post shared by Portugal Fashion (@portugalfashion)

NewsItem [
pubDate=2023-04-02 01:56:00.0
, url=https://www.dn.pt/sociedade/morreu-o-alfaiate-ayres-carneiro-da-silva-vestiu-salazar-e-foi-amigo-de-pedroto-16107513.html
, host=www.dn.pt
, wordCount=268
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_04_01_362831207_morreu-o-alfaiate-ayres-carneiro-da-silva-vestiu-salazar-e-foi-amigo-de-pedroto
, topics=[sociedade, alfaiate, óbito]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]