jornaleconomico.ptjornaleconomico.pt - 1 abr. 16:35

Colégio internacional de 4,8 milhões abre em setembro em Almada | O Jornal Económico

Colégio internacional de 4,8 milhões abre em setembro em Almada | O Jornal Económico

Localizado na freguesia da Charneca de Caparica e Sobreda, o colégio arranca com creche, jardim de infância e primeiro ciclo, num total de 400 alunos. A seg ...

É mais um colégio internacional a abrir em Portugal, num investimento de 4,8 milhões de euros. A Almada International School tem abertura oficial em setembro no início do ano letivo 2023/24 e as inscrições já estão a decorrer.

O colégio, com foco internacional, localiza-se no concelho de Almada, Freguesia da Charneca de Caparica e Sobreda, na Rua da Quinta da Genoves, e oferece o currículo Cambridge, que promove a participação de alunos e professores em projetos e atividades educativas e formativas no estrangeiro. Vai criar cerca de 45 novos postos de trabalho diretos, na maioria qualificados, entre pessoal docente e não docente.

Numa primeira fase são construídos três blocos de edifícios, com três valências, destinados a creche, jardim de infância e primeiro ciclo. Para já, a capacidade aponta aos 400 alunos, dos quais 60 na creche, 140 no jardim de infância e 200 no 1º ciclo.

A segunda fase do projeto está prevista arrancar em  2026/2027, com a extensão dos ciclos de ensino, 2º e 3º ciclos, bem como ensino secundário, e um novo pavilhão desportivo.

“Almada International School é um projeto educativo que propõe o acompanhamento integral da criança nas suas diversas vertentes, bem como a imersão num modelo de ensino verdadeiramente bilingue durante os primeiros anos de vida da criança”, adianta Rita Pimentel, Head of Admissions do Almada International School, e membro da Leadership Team.

“Conjugar estes fatores com uma relação de proximidade com a natureza, mas sem descurar a ligação à arte e à produção intelectual como um todo é algo que nos torna diferentes. Procuramos, igualmente, manter uma atenção extrema ao que de mais inovador vai acontecendo no mundo tecnológico, como é exemplo o estabelecimento da nossa parceria com a Kinderpedia, uma plataforma de gestão escolar que aposta na interatividade, mantendo o foco na relação próxima entre colégio e famílias, nas suas diferentes vertentes”, explica.

“O principal objetivo é assegurar que todas as crianças tenham um lugar feliz e seguro para brincar e aprender. Um espaço onde o ritmo e individualidade de cada um é respeitado”, salienta, por seu turno, Maria Flor Carrilho, líder e coordenadora da equipa pedagógica de Early Years.

Os edifícios vão estar equipados com painéis fotovoltaicos e disporão de um sistema de gestão inteligente na retenção de água das chuvas, para utilização em regas e outros necessidades eventuais. No que respeita a energia, a aposta recai numa solução luminotécnica eficiente que permita poupanças significativas.

NewsItem [
pubDate=2023-04-01 17:35:39.0
, url=https://jornaleconomico.pt/noticias/colegio-internacional-de-48-milhoes-abre-em-setembro-em-almada-1013842
, host=jornaleconomico.pt
, wordCount=396
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_04_01_1654718362_colegio-internacional-de-4-8-milhoes-abre-em-setembro-em-almada-o-jornal-economico
, topics=[educação, almada international school, sociedade, currículo cambridge, rita pimentel, economia, ensino, maria flor carrilho, investimento]
, sections=[economia, sociedade]
, score=0.000000]