tek.sapo.pttek.sapo.pt - 1 abr. 16:12

Musk vs. Putin, segredos da Apple em Portugal e Zuckerberg fora do Facebook: As melhores partidas do SAPO TEK

Musk vs. Putin, segredos da Apple em Portugal e Zuckerberg fora do Facebook: As melhores partidas do SAPO TEK

Hoje é dia das mentiras e, ao longo dos últimos anos, o SAPO TEK tem alinhado nas brincadeiras. Recorde as partidas tecnológicas mais divertidas que publicámos.

O dia 1 de abril não é o mesmo sem umas “mentirinhas”, seja dentro ou fora do mundo da tecnologia e, todos os anos, muitos entram no espírito do dia e aproveitam para fazer algumas partidas, entre brincadeiras engraçadas a outras mais curiosas ou até bizarras.

O SAPO TEK também tem alinhado nas habituais partidas do dia das mentiras e, este ano, para assinalar a data, recordamos algumas das melhores partidas que publicámos: do combate em gravidade zero entre Vladimir Putin e Elon Musk à produção do iPhone em Portugal pelas mãos da fabricante do Magalhães.

Clique nas imagens para recordar as brincadeiras do SAPO TEK no Dia das Mentiras

#1Abril2022: Putin aceita combate com Musk mas exige que seja em gravidade zero na ISS

A Estação Espacial Internacional deverá ser o palco para o confronto entre o presidente russo e o multimilionário norte americano, que o tinha desafiado no Twitter.

O excêntrico bilionário e fundador da empresa aeroespacial SpaceX tinha utilizado a sua conta do Twitter para perguntar se o líder russo estaria disposto a testar a sua coragem pessoal, em vez de utilizar as forças militares russas para invadir a Ucrânia.

Com a progressão do exército russo a avançar mais devagar, e com a possibilidade de negociações com Volodymyr Zelenskyy para um cessar fogo, Vladimir Putin decidiu agora aceitar o repto, mas estabeleceu as suas próprias condições: terá de ser em gravidade zero e em terreno internacional, na Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês).

O presidente russo é conhecido pelo seu gosto na demonstração da capacidade bélica do país mas também da sua forma física e competências militares, tendo o Kremlin divulgado várias fotografias ilustrativas de Putin em poses bélicas.

Agora, e quase 15 dias depois do desafio, Vladimir Putin fez saber, através da comunicação oficial, que já marcou data para o confronto com Elon Musk e que está a fazer treino para cosmonauta, estando prevista a partida para a Estação Espacial Internacional dentro de 1 mês, a bordo de um foguetão Soyuz da Roscosmos.

O milionário norte americano deverá utilizar a Crew Dragon da SpaceX para também ele comparecer à luta espacial, mas até agora ainda não é conhecida uma resposta oficial.

#1Abril2021: Ainda se lembra da homepage original do SAPO TEK? Em breve vai poder comprá-la como NFT

Prepare a sua “carteira” digital, porque o SAPO TEK vai leiloar o seu primeiro NFT: nada mais, nada menos do que uma cópia digital da homepage no ano 2000. Além do token em si, o vencedor habilita-se a ganhar um lugar de destaque no artigo acerca dos resultados do leilão.

Com 21 anos de história, o SAPO TEK é o website de tecnologia mais antigo de Portugal. Desde 11 de fevereiro de 2000 que temos vindo a acompanhar o desenvolvimento do mundo tecnológico e já somamos mais de 66 mil artigos entre o acompanhamento da atualidade e das tendências, análises e entrevistas.

Queremos estar na vanguarda da inovação e decidimos dar o nosso primeiro passo no mundo da Blockchain. É verdade: o SAPO TEK também se rendeu à “loucura” dos NFTs e, no ano em que comemoramos o nosso 21º aniversário, temos uma prenda especial e que poderá ser sua.

Ainda se lembra do aspeto do nosso website no ano 2000? Na altura em que fizemos a nossa estreia, e ainda nos chamávamos só TEK, a Internet estava a dar os primeiros passos enquanto plataforma para acesso a comunicação e conteúdos.

Embora algumas memórias mais antigas se tenham perdido, a “magia” do Wayback Machine do Internet Archive permitiu recuperar aquela que se afirma como a versão mais antiga da nossa página inicial, datada de 19 de maio de 2000.

Coluna do The New York Times na blockchain leiloada por mais de meio milhão de dólares Ver artigo

Inspirados pelo colunista do The New York Times que converteu uma imagem de um dos seus artigos num NFT e a levou a leilão, conseguindo amealhar mais de meio milhão de dólares, e em propostas que recebemos por parte de alguns colecionadores, decidimos transformar a homepage “vintage” num token não fungível.

Estamos a finalizar os pormenores do leilão e, em breve, disponibilizaremos todas as informações necessárias para quem desejar participar. Além do token em si, o qual corresponde a uma imagem em formato JPG da homepage, o futuro comprador vai ter um lugar de destaque no artigo acerca dos resultados do leilão.

Quer decida juntar a imagem à sua coleção de NFTs, torná-la no wallpaper do seu computador, ou até emoldura-la, a escolha é sua. Mas uma coisa é certa: se for o vencedor, vai passar certamente a fazer parte da nossa história.

#1Abril2019: Apple está a trabalhar num Centro de Competências secreto em Portugal

É nos Açores que a Apple está a desenvolver uma nova tecnologia para iPhone e iPad que imita o sonar das baleias para orientação em espaços abertos e fechados.

Tim Cook esteve este fim de semana em Portugal para assinar o acordo com as autoridades portuguesas que cria as bases para instalar o Centro de Competências, que terá engenheiros de software a trabalhar em conjunto com investigadoress da NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) e do Fundo para a Conservação dos Oceanos.

Não foi revelada a localização exata do Centro de Competências, nem o número de profissionais que a Apple vai localizar nos Açores, mas o SAPO TEK sabe que há também um acordo de colaboração que envolve a Agência Espacial Portuguesa, que vai ser instalada igualmente nos Açores.

Quais as novidades da Apple para 2019? Ver artigo

A Apple tem vindo a apostar no desenvolvimento de novas tecnologias de orientação que não dependam dos satélites norte americanos GPS (Global Positioning System) nem do europeu Galileo. O recurso a modelos de sonar como os utilizados pelas baleias na ecolocalização pode ser uma alternativa, sobretudo porque utilizam frequências entre os 10 Hz e os 31 kHz, dependendo da espécie, e podem ser direcionados, passando facilmente despercebidos a outros aparelhos.

Este é o primeiro Centro de Competências da Apple em Portugal e pode ser um dos mais relevantes no desenvolvimento de tecnologia de ponta da empresa fora dos EUA.

Ainda recentemente a Google localizou em Portugal um centro de desenvolvimento, situado em Lisboa na Quinta da Fonte, que tem crescido e que já é um dos maiores empregadores naquela localização onde estão sedeadas várias tecnológicas internacionais. Também a Microsoft tem no Parque das Nações um Centro de Competências que já conta com mais de 4 centenas de profissionais.

#1Abril2018: Acionistas afastam Mark Zuckerberg da direção do Facebook

O caso da Cambridge Analytica veio agravar uma intenção que já não era de agora. Mark Zuckerberg fica de fora da presidência da rede social por si criada “por tempo indeterminado”.

Já há mais de um ano que se começaram a ouvir rumores sobre a intenção da estrutura acionista do Facebook retirar responsabilidades a Mark Zuckerberg. Na altura, alegava-se que a independência da empresa estava comprometida pelo facto de este acumular as funções de presidente executivo e presidente do conselho de administração. O caso da Cambridge Analytica acabou por trazer as derradeiras “achas para a fogueira”.

O escândalo envolvendo a aquisição não autorizada de dados de mais de 50 milhões de utilizadores acaba de “empurrar” Mark Zuckerberg para fora da presidência da rede social, “por tempo indeterminado, até que todas as responsabilidades sejam apuradas”, refere-se num comunicado assinado pelos acionistas do Facebook, entre os quais estão os cofundadores Eduardo Saverin, Chris Hughes e Dustin Moskovitz. Só com todas as conclusões na mão se irá decidir o destino final do mentor do Facebook.

A decisão acontece depois de uma desvalorização de vários milhares de milhões em bolsa, de múltiplos pedidos de esclarecimento, acompanhados de outras tantas investigações e processos legais. Embora Mark Zuckerberg se tenha desfeito em desculpas (por mais do que uma vez), e a equipa já tenha apresentado esclarecimentos e conselhos e reforçado as opções de segurança, o movimento #DeleteFacebook não pára de crescer, com “nomes sonantes” como a Tesla, a SpaceX e mesmo Playboy a eliminarem as suas páginas na rede social.

Com Mark Zuckerberg “suspenso”, os próximos capítulos desta novela que ainda parece estar longe de acabar rodam em volta do substituto, ou substitutos para os cargos que este ocupava até agora. Os rumores apontam para Eduardo Saverin para presidente do conselho de administração, havendo quem fale de Cameron Winklevoss, um dos gémeos Winklevoss, que alegam ter tido a ideia original que serve de base ao Facebook, como presidente executivo.

#1Abril2016: Marcelo convida Mark Zuckerberg para Conselho de Estado e pede que traga Oculus Rift

Sempre interessado na tecnologia, o Presidente da República já experimentou os óculos de Realidade Virtual do Facebook e quer que outros membros do Conselho de Estado e do Governo possam ter a mesma experiência.

(Atualizada) Depois de Mario Draghi ter declinado o convite de Marcelo Rebelo de Sousa para participar no primeiro Conselho de Estado, marcado para 7 de abril, a equipa do Presidente da República teve de procurar uma alternativa, acabando por escolher o criador do Facebook.

A informação ainda não foi confirmada por fonte oficial da presidência, mas o TeK sabe que a ideia veio do próprio Presidente, que já experimentou os Oculus Rift numa viagem recente, onde ficou fascinado pelas possibilidades da Realidade Virtual.

Mark Zuckerberg já terá confirmado a sua presença em Lisboa na próxima semana onde vai aproveitar para fazer mais algumas demonstrações dos Oculus, que já começaram a ser vendidos em 20 países.

O criador do Facebook já tinha feito saber a Marcelo Rebelo de Sousa que estava dececionado por este não ter criado uma página oficial na rede social durante a campanha eleitoral, apesar de existirem várias páginas de apoiantes. E por isso traz os manuais de instruções para introdução ao Facebook.

Tudo indica que Mark Zuckerberg vai também oferecer uma unidade dos Oculus Rift ao Presidente da República para que outros membros do Conselho de Estado possam experimentar. E já há quem sugira que também sejam distribuídos Oculus Rift a todos os membros do Conselho de Ministros para serem usados nas reuniões semanais.

#1Abril2015: Amazon vai finalmente abrir loja online em Portugal

(Atual.) Depois da aposta em vários mercados europeus, como o espanhol, o francês, o alemão e o italiano, a Amazon vai ter o seu serviço focado nos consumidores portugueses. Jeff Bezos quer dar destaque aos livros de grandes autores nacionais.

Custou, mas vai finalmente acontecer. A Amazon, uma das maiores empresas do mundo na área do comércio eletrónico, já tem todos os pormenores alinhados para lançar a sua loja online em Portugal. Através do endereço Amazon.pt, os consumidores portugueses vão ganhar acesso a milhares de itens que até agora só estavam disponíveis para compra em lojas de outros países.

A informação foi confirmada ao TeK numa resposta por email da Amazon, a propósito de um esclarecimento na sequência do lançamento dos Dash Buttons. Para já esta novidade não vai chegar a Portugal, mas as outras novidades revelaram-se bastante mais interessantes.

No geral a loja portuguesa da Amazon será muito semelhante às que já existem para outros países, mas a tecnológica liderada por Jeff Bezos que dar um grande destaque à literatura.

Os ereaders Kindle vão ser uma das montras e no início estarão disponíveis mais de 15 mil obras de autores portugueses, incluindo os textos publicados por Luís de Camões, Eça de Queiroz, Fernando Pessoa e José Saramago. De acordo com a empresa, este será um tributo à vasta cultura literária portuguesa.

"Esta semana ainda não houve um dia em que não tivesse lido algumas páginas do novo livro de José Rodrigues dos Santos antes de ir para a cama", declarou o CEO da Amazon.

Jeff Bezos também adiantou que a quase aprovação da cópia privada também contribuiu para a decisão de lançar a Amazon Portugal, mas que o veto do Presidente da República veio estragar os planos. "Agora vamos ter de repensar a nossa estratégia", considerou o executivo da tecnológica.

A Amazon revelou ainda ao TeK que a entrada no mercado português tem como objetivo antecipar-se a outras investidas de gigantes do ecommerce, como a Alibaba, que quer abrir a maior loja dos chineses da Internet em Portugal. Isso e os 5,5 milhões de portugueses passaram por sites de comércio eletrónico em 2014.

O lançamento da Amazon.pt deve acontecer nas próximas semanas e vai seguir o modelo de expansão faseada: primeiro será lançado nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, seguindo depois para o Continente.

Jeff Bezos revelou ainda que tem medo que a notícia do lançamento não seja levada a sério, por chegar aos consumidores justamente no dia em que também se celebra, por mero acaso, o Dia dos Enganos.

#1Abril2014:Fabricante do Magalhães pode trazer produção do iPhone para Portugal

O fabrico do iPhone 7 pode passar por Portugal. As negociações entre Apple e a JP Inspiring Knowledge são antigas e ganharam novo fôlego com a possibilidade de a empresa recuperar financiamento para a construção de uma fábrica em Matosinhos.

O TeK apurou junto de fontes próximas ao processo que o responsável máximo da JP Inspiring Knowledge, antiga JP Sá Couto, voa esta semana para os Estados Unidos onde participará num encontro de alto nível com responsáveis da Apple para apresentar novos argumentos da proposta portuguesa.

A empresa responsável pela montagem e comercialização do Magalhães foi contactada pela Apple pela primeira vez em 2010. Pela mesma altura a dona do iPhone terá contactado vários fabricantes na Europa, com o mesmo objetivo de estabelecer uma estratégia alternativa de parcerias para o fabrico dos seus gadgets, que retirasse a produção da China.

As condições de trabalho dos funcionários de empresas como a Foxconn, uma das principais parceiras da Apple na China, problemas técnicos em algumas componentes de hardware e as crescentes fugas de informação, que fazem chegar cada vez mais cedo à imprensa detalhes sobre os produtos que a marca vai lançar e permitem o lançamento quase em simultâneo de imitações quase perfeitas dos produtos da marca, terão levado a Apple a reequacionar a opção pela Ásia.

Depois de apresentada a proposta à JP, as negociações entre as duas empresas chegaram a estar avançadas. A JP Sá Couto planeou inclusive a criação de uma nova fábrica em Matosinhos, que seria a plataforma usada para dar resposta às encomendas da Apple (que numa primeira fase não incluiriam o iPhone) e garantiu financiamento público de 10,9 milhões de euros para avançar com a construção.

A Apple recuou e, sem previsão de receita para a fábrica, a JP Inspiring Knowledge teve de fazer o mesmo, o que acabou por conduzir à rescisão do contrato de investimento com o Estado.

Nos últimos meses as negociações foram retomadas ao mais alto nível e com a intervenção de representantes do Governo. A decisão judicial que na semana passada ilibou definitivamente a dona do Magalhães e um dos seus administradores do processo de fraude fiscal em que se viram envolvidos nos últimos anos criou condições para a assinatura de um novo contrato de financiamento com o Estado e voltou a reunir as condições que a Apple exige para deslocalizar parte da produção para Portugal.

No futuro, a parceria com a JP pode também ser útil à Apple para entrar num novo segmento de mercado com o seu tablet iPad. As duas empresas estarão a estudar a possibilidade de lançar um iPad para crianças tirando partido do know how da JP Inspiring Knowledge, que fez do Magalhães - um portátil educativo baseado no design de referência Classmate da Intel - um dos seus principais produtos, à venda em vários mercados, sobretudo na América Latina.

Aproveite para rever as imagens dos últimos modelos do tablet infantil português, lançados nos últimos meses do ano passado e já premiados pelo design.

As tecnológicas também brincam no dia das mentiras

No ano passado não faltou imaginação para as partidas no mundo da tecnologia. A Nothing, que, na altura, se preparava para revelar o seu primeiro smartphone aproveitou para "lançar" o Another (1) e a OPPO inspirou-se nos icónicos Tamagotchi para mostrar o OppoGotcha.

A Xiaomi também se juntou às brincadeiras com as pastilhas mágicas ConfiBOOST e, a pensar nos gamers que estavam fartos de ouvir que precisavam de se desligar dos jogos e passar algum tempo na Natureza, a HyperX fez uma surpresa com teclados e ratos cobertos por relva. Mas há mais partidas que se destacaram e que pode recordar na galeria que se segue.

Clique nas imagens para recordar as partidas do mundo da tecnologia em 2022 

NewsItem [
pubDate=2023-04-01 17:12:00.0
, url=https://tek.sapo.pt/noticias/internet/artigos/musk-vs-putin-segredos-da-apple-em-portugal-e-zuckerberg-fora-do-facebook-as-melhores-partidas-do-sapo-tek
, host=tek.sapo.pt
, wordCount=2708
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_04_01_1342040679_musk-vs-putin-segredos-da-apple-em-portugal-e-zuckerberg-fora-do-facebook-as-melhores-partidas-do-sapo-tek
, topics=[tecnologia, mentiras tecnológicas, 1 de abril, dia das mentiras]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]