jornaleconomico.ptjornaleconomico.pt - 1 abr. 18:56

FMI aprova 14,4 mil milhões para a Ucrânia, primeiro financiamento do género a um país em guerra | O Jornal Económico

FMI aprova 14,4 mil milhões para a Ucrânia, primeiro financiamento do género a um país em guerra | O Jornal Económico

A decisão abre caminho ao desembolso imediato de uma tranche de 2,5 mil milhões de euros a Kiev, com a contrapartida da realização de reformas ambiciosas, s ...

O Fundo Monetário Internacional (FMI) de que Kristalina Georgieva é diretora-geral, aprovou, esta sexta-feira, um empréstimo de quatro anos no montante de 15,6 mil milhões de dólares, o equivalente a 14,4 mil milhões de euros, à Ucrânia.

Segundo as agências internacionais, o novo mecanismo permite o desembolso imediato de uma tranche de 2,7 mil milhões de dólares, cerca de 2,5 mil milhões de euros.

“O empréstimo do Extended Fund Facility (EFF) é o primeiro grande programa de financiamento convencional concedido pelo FMI a um país envolvido numa guerra de grande escala”, destaca a agência Reuters.

Em contrapartida, a Ucrânia deverá realizar reformas ambiciosas, especialmente no sector de energia, adianta a agência.

A ajuda é parte do pacote global de apoio internacional no montante total de 115 mil milhões de dólares (106 mil milhões de euros), destinado à economia deste país invadido pela Rússia em fevereiro de 2022.

A expectativa, de acordo com as mesmas fontes, é que a decisão ajude a libertar financiamento em larga escala proveniente de doadores e parceiros internacionais da Ucrânia, para ajudar a resolver o problema da balança de pagamentos do país, assegurar a sua viabilidade externa no médio prazo e restaurar a sustentabilidade da sua dívida.

A guerra e a destruição provocada pela Rússia estão a ter um impacto devastador na economia ucraniana, com a contração da atividade, a destruição dos stocks de capital e os níveis de pobreza a disparar.

NewsItem [
pubDate=2023-04-01 19:56:36.0
, url=https://jornaleconomico.pt/noticias/fmi-aprova-144-mil-milhoes-para-a-ucrania-primeiro-financiamento-do-genero-concedido-a-um-pais-em-guerra-1013860
, host=jornaleconomico.pt
, wordCount=230
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2023_04_01_1152404311_fmi-aprova-14-4-mil-milhoes-para-a-ucrania-primeiro-financiamento-do-genero-a-um-pais-em-guerra-o-jornal-economico
, topics=[mundo, economia]
, sections=[economia, actualidade]
, score=0.000000]