visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 29 nov. 19:00

Jorge Cardoso eleito Personalidade do Ano | Exame Informática

Jorge Cardoso eleito Personalidade do Ano | Exame Informática

O investigador que aplica a Inteligência Artificial para resolver problemas na medicina foi escolhido, por unanimidade, como Personalidade do Ano pelo júri dos prémios Os Melhores & As Maiores do Portugal Tecnológico.

Os Prémios Os Melhores & As Maiores do Portugal Tecnológico atribuídos pela Exame Informática, com apoio da VISÃO, distinguem as personalidades, inovações, marcas e organizações que mais se distinguiram em Portugal na área da tecnologia.

Na 16º edição dos prémios, o júri, presidido pelo Professor Arlindo Oliveira, decidiu por unanimidade atribuir a distinção Personalidade do Ano a Jorge Cardoso.

Júri do prémio Personalidade do Ano
Arlindo Oliveira (presidente do júri), Professor IST, Presidente INESC
Cristina Fonseca, General Partner – Indico Capital Partners
Isabel Vaz, CEO Luz Saúde
Sérgio Magno, Diretor Exame Informática

Jorge Cardoso recebeu o Galo referente ao Prémio Personalidade do Ano de Arlindo Oliveira, Presidente do Júri Declaração do júri

A medicina é uma das áreas onde a aplicação de técnicas de Inteligência Artificial tem tido resultados mais evidentes. Por exemplo, os algoritmos podem ser uma ferramenta excecional para ajudar médicos a identificarem e diagnosticarem doenças antecipadamente.

Neste aspeto, uma base de dados de cem mil cérebros representa um salto de gigante na compreensão de problemas como demência, envelhecimento e doenças neurológicas. Este repositório de imagens tridimensionais, muito realistas, da mais complexa das unidades biológicas, é uma das mais recentes oferendas à Medicina feitas pelo distinguindo com o Prémio Personalidade do Ano.

Engenheiro biomédico, formado na Universidade do Minho, investigador no King’s College de Londres e CTO do London AI Centre, o cientista português construiu a biblioteca de cérebros sintéticos usando a rede de IA aplicada à Medicina que ajudou a fundar, a MONAI.

No hospital de King´s College, de onde foram extraídos os dados para a construção da base de dados, a ferramenta já está a ser posta em prática na classificação e definição do tratamento de pacientes que chegam à unidade de saúde com um AVC. Mas este é apenas o início. A Medicina será certamente uma das áreas que mais poderá beneficiar desta transformação em curso. Outro exemplo disso é a identificação precoce e rigorosa de retinopatia diabética, através de um algoritmo de reconhecimento de imagem que também teve a mão, e o cérebro, do cientista português. 

Além do seu trabalho como investigador, sempre que pode, o cientista participa em ações de comunicação para o grande público, tentando explicar esta coisa do algoritmo.

Razões de sobra para o júri ter decidido, por unanimidade, atribuir o prémio Personalidade do Ano a Jorge Cardoso.

NewsItem [
pubDate=2022-11-29 20:00:00.0
, url=https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/mercados/2022-11-29-jorge-cardoso-eleito-personalidade-do-ano/
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=376
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_11_29_798594276_jorge-cardoso-eleito-personalidade-do-ano-exame-informatica
, topics=[personaliadde do ano, prémios melhores e maiores do portugal tecnológico, tecnologia, notícias, eventos, prémios os melhores & as maiores do portugal tecnológico, prémios exame informática, mercados, exame informática]
, sections=[economia, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]