www.jn.ptjn.pt - 29 nov. 17:54

GNR apreende duas toneladas de sardinha em Matosinhos

GNR apreende duas toneladas de sardinha em Matosinhos

Unidade de Controlo Costeiro da GNR apreendeu hoje duas toneladas de sardinha com o valor de 14.610 euros no porto de pesca de Matosinhos, no distrito do Porto, adiantou hoje esta força policial.

No âmbito de uma ação de fiscalização destinada ao controlo do cumprimento das regras de descarga, transporte, comercialização e regime de primeira venda de pescado fresco, os militares detetaram cinco "dornas" (recipiente para armazenamento) com sardinhas, referiu a GNR, em comunicado.

Nessa sequência, foi elaborado um auto de contraordenação por falta de rastreabilidade, infração punida até aos 25.000 euros, vincou.

O pescado apreendido foi sujeito a verificação higiossanitária e doado a várias instituições de solidariedade social da região Norte.

"A sardinha, 'Sardina pilchardus', é um recurso de interesse estratégico para a pesca portuguesa, para a indústria conserveira e para as exportações de produtos da pesca e do mar, assumindo uma particular relevância em termos socioeconómicos em várias comunidades piscatórias", afirmou a GNR.

Motivo pelo qual, acrescentou, "deve ser explorado de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria, dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis, procurando-se simultaneamente assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais".

NewsItem [
pubDate=2022-11-29 18:54:00.0
, url=https://www.jn.pt/justica/gnr-apreende-duas-toneladas-de-sardinha-em-matosinhos-15400258.html
, host=www.jn.pt
, wordCount=163
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_11_29_662638936_gnr-apreende-duas-toneladas-de-sardinha-em-matosinhos
, topics=[justiça, justi�a]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]