visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 29 nov. 19:15

Prémio Inovação Pedro Oliveira atribuído ao Grupo de Investigação 3B’s da Universidade do Minho | Exame Informática

Prémio Inovação Pedro Oliveira atribuído ao Grupo de Investigação 3B’s da Universidade do Minho | Exame Informática

O projeto Fibras Óticas Vivas foi distinguindo com o Prémio Inovação Pedro Oliveira no evento Os Melhores & As Maiores do Portugal Tecnológico.

O Prémio Inovação Pedro Oliveira distingue os projetos de investigação que a Exame Informática considerou mais inovadores. Na edição deste ano de Os Melhores & As Maiores do Portugal Tecnológico foram atribuídas duas menções honrosas, à LiMM Therapeutics e à SolarisFloat, e o grande prémio ao projeto Fibras Óticas Vivas.

Fibras Óticas Vivas

São uma nova classe de fibras óticas, à base de açúcares naturais, que assumem características de hidrogéis flexíveis – biocompatíveis e biodegradáveis. Permitem detetar deformações mecânicas, a presença de biomoléculas e vírus ou ainda monitorizar o crescimento de tumores e a formação de metástases, uma vez que à medida que a luz viaja pela fibra, alteram-se as características das células. Além disso, esta invenção, do Grupo de Investigação 3B’s da Universidade do Minho, tem fabrico rápido e barato.  

SolarisFloat

Modular e com capacidade de seguir a orientação solar, o que otimiza a exposição, a invenção, finalista do Prémio Europeu do Inventor, permite aumentar o rendimento dos painéis fotovoltaicos aquáticos.

Limm Therapeutics

As células do sistema imunitário e as do sistema nervoso ‘conversam’ entre si e o que dizem umas às outras pode determinar a saúde e a doença. A biofarmacêutica, fundada por portugueses, quer transformar esta descoberta em terapias.

NewsItem [
pubDate=2022-11-29 20:15:00.0
, url=https://visao.sapo.pt/exameinformatica/eventos/premios-os-melhores-as-maiores-do-portugal-tecnologico/2022-11-29-premio-inovacao-pedro-oliveira-atribuido-ao-grupo-de-investigacao-3bs-da-universidade-do-minho/
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=197
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_11_29_571674512_premio-inovacao-pedro-oliveira-atribuido-ao-grupo-de-investigacao-3b-s-da-universidade-do-minho-exame-informatica
, topics=[prémios melhores e maiores do portugal tecnológico, tecnologia, notícias, eventos, ciência, pedro oliveira, prémios os melhores & as maiores do portugal tecnológico, mercados, exame informática, inovação, prémios]
, sections=[economia, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]