www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 29 nov. 15:28

Equipa da comissão para o novo aeroporto já foi comunicada ao Governo

Equipa da comissão para o novo aeroporto já foi comunicada ao Governo

Os seis coordenadores que vão liderar as equipas de peritos estão ligados ao Ensino Superior e são professores em universidades de norte a sul do país.

A coordenadora da comissão técnica independente para o novo aeroporto, Rosário Partidário, já indicou ao Governo os seis nomes que vão compor a equipa e que vão ser nomeados como coordenadores de projeto.


De acordo com a carta enviada pelo Conselho de Reitores (CRUP) a que o Negócios teve acesso, os seis coordenadores estão ligados ao Ensino Superior.


A equipa de peritos que vão realizar os estudos de procura aeroportuários e de acessibilidades de infraestruturas e transportes vai ser coordenada por Daniel Murta, professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Para coordenar a equipa de peritos da área da planificação aeroportuária, incluindo análise de capacidade e planos de desenvolvimento aeroportuário compatíveis com a evolução de um hub intercontinental, vai ser nomeada Rosário Macário, professora no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, onde Rosário Partidário também é professora catedrática.


A área de acessibilidades rodoviárias e ferroviárias do novo aeroporto será coordenada pelo professor Paulo Pinho da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. O ambiente pela professora Teresa Fidelis, do Departamento de Ambiente e Ordenamento, da Universidade de Aveiro e os peritos que vão realizar a análise e modelagem económico-financeira vão ser liderados pelo professor Fernando Alexandre, da Faculdade de Economia da Universidade do Minho.

Por fim, a equipa da área jurídica vai ser coordenada pela professora Mafalda Carmona, da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.


Na carta enviada ao Governo lê-se ainda que todos os indicados "foram previamente contactados, tendo "manifestado a sua disponibilidade para assumir as funções de coordenador da respetiva área temática".


Segundo o diploma que cria a comissão técnica independente, a equipa escolhida por Rosário Partidário tem o prazo de 31 de dezembro de 2023 para entregar um relatório final ao membro do Governo responsável pela área das infraestruturas, depois de ouvida a Comissão de Acompanhamento.

NewsItem [
pubDate=2022-11-29 16:28:38.0
, url=https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/detalhe/rosario-partidario-ja-indicou-ao-governo-os-seis-coordenadores-que-vao-compor-a-comissao-independente-para-o-novo-aeroporto
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=296
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_11_29_399533255_equipa-da-comissao-para-o-novo-aeroporto-ja-foi-comunicada-ao-governo
, topics=[transportes]
, sections=[economia]
, score=0.000000]