visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 29 nov. 21:20

Exame Informática | Orion capta fotografia da Terra e da Lua a 430 mil quilómetros

Exame Informática | Orion capta fotografia da Terra e da Lua a 430 mil quilómetros

Sonda da NASA viajou para o ponto mais distante da Terra na sua missão, a mais de 430 mil quilómetros, e enviou uma fotografia onde vemos parte do seu corpo principal e, lá ao fundo, a Terra e a Lua, numa só imagem

A câmara colocada ao nível dos painéis solares da Orion conseguiu captar uma fotografia interessante onde vemos o corpo principal da sonda e em segundo e terceiro planos a Terra e a Lua. A fotografia foi captada a 430 mil quilómetros de distância, o ponto mais distante da trajetória da Orion e Rick LaBrode, diretor da missão Artemis I, conta que “a imagem é de loucos. É muito difícil articular os sentimentos. É fantástico poder estar aqui e ver isto”.

A revelação da fotografia foi feita no Space Center em Houston onde a NASA quis fornecer detalhes sobre o progresso da missão do Space Launch System e da cápsula Orion. No que toca ao primeiro, “o foguetão está comprovado”, confirmou Mike Sarafin, gestor da missão. Para a Orion, a missão deve voltar a circular perto da Lua, regressar à Terra, efetuar uma reentrada, despenhar-se no oceano e ser recuperada, previsivelmente a 11 de dezembro, lembra o ArsTechnica.

Dado o bom desempenho atual, a NASA adicionou mais alguns objetivos a serem cumpridos, como o disparo de vários propulsores adicionais, para se confirmar a sua performance no espaço e aumentar o nível de confiança dos técnicos.

Até agora, 31 dos 124 objetivos de base da Artemis I estão concluídos.

NewsItem [
pubDate=2022-11-29 22:20:50.0
, url=https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/aeroespacial/2022-11-29-orion-capta-fotografia-da-terra-e-da-lua-a-430-mil-quilometros/
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=205
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_11_29_191185274_exame-informatica-orion-capta-fotografia-da-terra-e-da-lua-a-430-mil-quilometros
, topics=[tecnologia, artemis, terra, aeroespacial, orion, espaço, lua, exame informática, fotografia]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]