visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 29 nov. 15:46

Visão | França dá cinco milhões de euros de apoio orçamental à Guiné-Bissau

Visão | França dá cinco milhões de euros de apoio orçamental à Guiné-Bissau

A França disponibilizou hoje à Guiné-Bissau um apoio orçamental de cinco milhões de euros para "reforçar a base macroeconómica" guineense, disse o embaixador francês em Bissau, Terence Wills

“O apoio visa reforçar a base macroeconómica da Guiné-Bissau e é uma marca de confiança” no país, afirmou o embaixador de França no final da assinatura do acordo de disponibilização do apoio financeiro com o ministro das Finanças guineense, Ilídio Té.

Segundo Terence Wills, o apoio visa também demonstrar que a França está a trabalhar “diretamente com o Governo” guineense, porque a consolidação macroeconómica é “importante para atrair investidores”.

O embaixador anunciou também para setembro a abertura da nova escola francesa na Guiné-Bissau, que terá ensino em francês, inglês e português, e a formação de agrónomos para apoio ao desenvolvimento do setor agrícola.

Referindo-se à crise mundial, o diplomata disse que é “uma oportunidade para a Guiné-Bissau mudar o seu modelo económico” e aumentar a sua produção agrícola, não só para a sua autossuficiência alimentar, mas também para exportar para os países vizinhos.

O ministro das Finanças guineense, Ilídio Té, salientou que o apoio de França mostra que o país está “numa mudança de paradigma”.

O governante recordou que desde o conflito político-militar de 1998/1999 que a relação diplomática entre os dois países não estava “tão dinâmica”.

“A Guiné-Bissau está numa fase diferente na sua credibilidade internacional”, afirmou, salientando que aquela credibilidade também está relacionada com o facto de o país estar a trabalhar com o Fundo Monetário Internacional.

Segundo o ministro, é “chegado o momento de pensar na Guiné-Bissau” e deixar de lado as “questões partidárias”, porque o desenvolvimento é para todos os guineenses.

MSE // VM

NewsItem [
pubDate=2022-11-29 16:46:03.0
, url=https://visao.sapo.pt/atualidade/mundo/2022-11-29-franca-da-cinco-milhoes-de-euros-de-apoio-orcamental-a-guine-bissau/
, host=visao.sapo.pt
, wordCount=240
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_11_29_179368563_visao-franca-da-cinco-milhoes-de-euros-de-apoio-orcamental-a-guine-bissau
, topics=[mundo, guiné-bissau]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]