eco.sapo.pteco.sapo.pt - 29 nov. 19:31

Prémio COTEC-BPI distingue grandes inovadoras: Ser grande para além da escala

Prémio COTEC-BPI distingue grandes inovadoras: Ser grande para além da escala

18ª edição, mais de 200 candidaturas, 25 semifinalistas e 6 finalistas. Conheça o universo das PME e da cultura de inovação em Portugal, bem como o prémio que é um “selo de sucesso” criado pela COTEC.

Está a decorrer a 18ª edição dos Prémios PME Inovação COTEC-BPI e já foram selecionados os seis finalistas. Esta tarefa tem vindo a tornar-se cada vez mais desafiante, já que, de ano para ano, o número de candidaturas tem aumentado (este ano foram mais de 200) e a qualidade tem-se mantido em padrões elevados.

Numa agradável conversa com o ECO, Jorge Portugal, engenheiro e diretor geral da COTEC, explicou-nos que este ano o regulamento foi ligeiramente alterado, no sentido de alargar o prémio a mais empresas, contudo, mantendo a premissa de base, na qual os critérios de seleção deveriam incluir o desenvolvimento do ciclo virtuoso da inovação. Este ciclo consiste em três pilares essenciais: robustez financeira, investimento nas várias dimensões da inovação e, como terceiro pilar, o desenvolvimento económico.

Mas o que torna cada uma destas empresas potenciais vencedoras de um prémio como o PME Inovação COTEC-BPI? Nas palavras de Jorge Portugal, “cinco características comuns: a primeira é que são exportadoras já com grande robustez; a segunda é que estão em pleno crescimento (cerca de 10% ao ano); produzem riqueza acima da média (acima das PME nacionais); pagam acima da média e, como quinta característica, investem em conhecimento.”.

O Prémio PME Inovação COTEC-BPI destaca-se como sendo aquele com maior tradição no panorama dos prémios de inovação, e caracteriza-se como um “ponto de observação, no sentido de identificar aquilo que são exemplos de empresas inovadoras em todos os setores de atividade”, ajudando a tornar reconhecido o seu valor para a sociedade.

Este prémio distingue as melhores empresas, independentemente do seu estágio de desenvolvimento. Ou seja, é possível identificar empresas promissoras que estão apenas na fase inicial de crescimento, bem como premiar empresas que já estão numa fase efetiva de crescimento, com uma trajetória sólida; e ainda, empresas que já estão na sua fase de consagração, prestes a abandonar o seu estatuto de PME e a tornar-se uma empresa grande.

E este é outro dos fatores pelo qual o Prémio PME Inovação COTEC-BPI tem sido tão relevante, pelo facto de ajudar a definir o perfil de uma PME. Segundo Jorge Portugal, “este prémio permite-nos olhar para cada setor de atividade e identificar quais os traços da empresa que lhe permite crescer com rentabilidade e, deste modo, definir quais os traços da economia e da economia da inovação”. Sendo este um dos grandes propósitos do trabalho que tem sido desenvolvido pela COTEC desde a sua criação, em 2003.

Os seis finalistas deste ano distinguem-se em áreas de atuação completamente distintas entre si, porém, com “traços comuns, como a capacidade de atrair talento; a capacidade de criar conhecimento; a habilidade de transformar esse conhecimento científico e tecnológico em produtos, serviços ou processos de maior eficiência e valor acrescentado e, obviamente, a capacidade de repetir essa trajetória de uma forma consistente ao longo do tempo.”.

Isto aliado ao facto de não ficarem limitadas ao mercado de Portugal, expandindo-se naturalmente em processos de internacionalização (não apenas a nível de exportações, mas também acompanhando os seus clientes para novos mercados e criando um processo de reforço e presença nesses mercados internacionais). Por todas estas razões, este ano as seis empresas e projetos finalistas são:

· ADDVOLT – com o projeto – Powerbanks para camiões de frio

· CONTROLAR – com o projeto – Garantir a integridade da produção industrial

· ITS-ETSA – com o projeto – Alimentos funcionais de alto valor

· NIEPOORT vinhos – com o projeto – Produzir ‘vinhos perfeitos’

· P&R – com o projeto – Na alta-roda da competição desportiva

· VOICEINTERACTION – com o projeto – Transcrição automática da linguagem humana

Jorge Portugal, engenheiro e diretor geral da COTEC.

Estas PME são um modelo para inspirar outras empresas e as expectativas geradas com o Prémio PME Inovação COTEC-BPI são altas. Nas palavras de Jorge Portugal, a grande mensagem destas seis empresas é que, mesmo numa época conturbada e instável como a que vivemos, “é possível atrair capital humano adequado, proporcionar carreiras atrativas e criar um modelo de negócio que visa o crescimento. Isto é possível, claro, a partir de uma economia aberta, como a portuguesa, com um sistema científico-tecnológico bastante desenvolvido e que produz excelentes profissionais.”.

O júri desta edição do prémio tem uma composição bastante heterogénea: professores da Academia, empreendedores, gestores e investigadores com forte proximidade à realidade tecnológica da inovação em Portugal, aliando assim uma visão mais conceptual a uma perspetiva mais prática.

As PME são um propulsor da já referida economia de inovação no país, acredita Jorge Portugal, pelas seguintes razões: “são ágeis, no sentido de conseguirem criar rapidamente capacidade para testar novas ideias e colocá-las em prática e não hesitam, tendo capacidade de olhar para o mercado e encontrar uma lógica competitiva, tornando-se melhores tecnicamente, consolidando melhores relações com os seus clientes, oferecendo serviços de maior qualidade com maior rapidez.”.

Segundo o engenheiro, estas são características importantíssimas que distinguem uma “grande empresa” de uma “empresa grande” e esta questão nada tem a ver com escala. Deste modo, várias das PME vencedoras, ao longo das várias edições do Prémio PME Inovação COTEC-BPI são vistas já como grandes empresas, concentrando em si um enorme potencial.

É imprescindível referir o papel das Universidades na implantação desta cultura de inovação em Portugal. As empresas vão precisar de quadros cada vez mais especializados, que estejam à altura dos novos e cada vez mais complexos desafios que surgem nessas mesmas empresas. Jorge Portugal refere também a crucial sinergia que deve haver entre as empresas, com o sistema de ensino, a academia e o sistema científico e tecnológico, acreditando que “a fomentação desta aproximação deve ser uma das maiores prioridades dos próximos anos.”.

Dado o comprovado nível de sucesso das anteriores vencedoras, acredita-se que o Prémio PME Inovação COTEC-BPI configura quase um “selo de garantia sucesso”, tornando esta iniciativa ainda mais relevante. No fundo, este prémio vem responder à grande questão: “Que características transformam uma empresa numa grande empresa e com longevidade no tempo?”.

A resposta a esta questão, segundo Jorge Portugal, é que estas empresas têm características determinantes para que tal aconteça: “a ambição pelo crescimento; uma liderança forte; uma visão esclarecida a nível do mercado e da sua evolução; a resiliência necessária face aos reveses económicos; uma estratégia sólida e realista; a robustez financeira; o equilíbrio entre a audácia para investir e a sagacidade para não correr riscos desnecessários; captação e retenção de talentos, e, finalmente, a crença de que é sempre possível fazer melhor e evoluir, sem nunca de resignar e permanecer à sombra dos sucessos passados.”.

O Prémio PME Inovação COTEC-BPI será entregue no próximo dia 30 de novembro, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos. Haverá vários momentos de interesse, que vão promover a divulgação da inovação nas empresas em Portugal. A entrega será realizada pelo Presidente da República, que faz questão de estar, em pessoa, em Matosinhos para dar mais força à Economia de Inovação, que a COTEC incansavelmente promove.

NewsItem [
pubDate=2022-11-29 20:31:46.0
, url=https://eco.sapo.pt/2022/11/29/premio-cotec-bpi-distingue-grandes-inovadoras-ser-grande-para-alem-da-escala/
, host=eco.sapo.pt
, wordCount=1156
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_11_29_1229993025_premio-cotec-bpi-distingue-grandes-inovadoras-ser-grande-para-alem-da-escala
, topics=[economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]