www.publico.ptpublico.pt - 29 nov. 21:03

EUA derrotam Irão e vingam França 1998

EUA derrotam Irão e vingam França 1998

Americanos venceram com um golo de Pulisic, frustrando qualificação inédita dos iranianos em fases finais de Campeonatos do Mundo. Encontro marcado com Países Baixos nos “oitavos”.

Um golo solitário do norte-americano Pulisic colocou, esta terça-feira, fim ao sonho iraniano de conseguir, pela primeira vez em seis participações em Mundiais, a qualificação para os oitavos-de-final do Qatar 2022.

Os EUA dominaram primeiro e geriram depois, vencendo o Irão, por 1-0, no terceiro e decisivo jogo do Grupo B, acompanhando os ingleses na fase seguinte - para além de vingarem a derrota do Mundial de França 1998 - onde têm encontro marcado com a selecção dos Países Baixos.

Em tese, o Irão partia em vantagem, já que o empate - confiando na vitória dos ingleses frente ao País de Gales - seria suficiente para tirar os Estados Unidos da fase a eliminar, pelo que a equipa de Carlos Queiroz apostava num jogo de expectativa, à espera do erro do adversário.

EXCELENTE JOGADA DOS ESTADOS UNIDOS! ???? 0-1 ????

? Acompanha todo o Mundial na SPORT TV#sporttvportugal #MUNDIALnaSPORTTV #WorldCup #Qatar2022 #sagres #EstadosUnidos #Irao pic.twitter.com/8yQmxOw6hS

— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) November 29, 2022

Conscientes dessa realidade, os norte-americanos exerceram um forte domínio desde o início, apoiado no discernimento de Adams e nas variações ofensivas, com Pulisic a recuar para depois atacar o espaço e surgir em condições de marcar, como sucedeu aos 38 minutos, após assistência de Dest.

Na verdade, o Irão mostrou muito pouco num período em que os EUA não permitiram a Taremi e companhia quaisquer veleidades. O ataque do Irão fechou a primeira parte sem um único remate à baliza e sem qualquer acção capaz de surpreender a organização de um adversário que ficou a centímetros de regressar aos balneários com uma vantagem maior.

Timothy Weah marcou à terceira, mas o lance não passou no crivo do VAR, que anulou o golo obtido pelo atacante do Lille e filho de George Weah, aos 45+7’.

Placar ao Vivo Iran - USA

Carlos Queiroz procurou inverter a situação, trocando o avançado do Bayer 04 Leverkusen por Ghoddos, o que esteve na iminência de compensar a estratégia do seleccionador iraniano: Ghoddos assinou o momento mais crítico para a defesa norte-americana, mas o cabeceamento falhou o alvo. À segunda, num lance em que Taremi teve entrada dura sobre um adversário, a bola sobrou para Ghoddos, que revelou não estar inspirado.

O Irão mostrava-se, equilibrava, mas não constituía uma verdadeira ameaça para a selecção dos EUA, que geria a vantagem que lhe garantia a passagem aos oitavos-de-final.

NewsItem [
pubDate=2022-11-29 22:03:36.0
, url=https://www.publico.pt/2022/11/29/desporto/noticia/eua-derrotam-irao-vingam-franca-1998-2029666
, host=www.publico.pt
, wordCount=387
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_11_29_1208289997_eua-derrotam-irao-e-vingam-franca-1998
, topics=[mundial 2022]
, sections=[desporto]
, score=0.000000]