www.publico.ptpublico.pt - 29 nov. 16:12

Endesa prepara sucessão de Nuno Ribeiro da Silva em Portugal

Endesa prepara sucessão de Nuno Ribeiro da Silva em Portugal

Nuno Ribeiro da Silva está na liderança da empresa em Portugal desde 2005

A Endesa está a preparar mudanças na gestão em Portugal. O actual presidente da subsidiária portuguesa, Nuno Ribeiro da Silva, deverá deixar o cargo em breve e a empresa espanhola, controlada pela italiana Enel, já esta preparar a transição de poder.

Contactada, a Endesa diz que “não faz comentários” sobre o tema.

Formado em Engenharia e Economia e mestre em Economia, Política e Planeamento Energético pela Universidade Técnica de Lisboa, com passagem por várias empresas e cargos políticos em governos sociais-democratas, Ribeiro da Silva lidera desde final de 2005 os negócios da Endesa em Portugal.

Desde Agosto, quando se viu enredado numa polémica por causa de declarações sobre o aumento dos preços da electricidade, em entrevista ao Jornal de Negócios e à Antena 1, o gestor tem-se mantido arredado da exposição mediática.

As declarações de Ribeiro da Silva foram consideradas “alarmistas” pelo Ministério do Ambiente e o primeiro-ministro António Costa emitiu um despacho determinando que nenhuma entidade da administração central deveria pagar facturas à Endesa sem que estas fossem validadas previamente.

Foi na qualidade de especialista, e não como líder da Endesa, que o também professor catedrático convidado no Instituto Superior de Economia e Gestão participou este mês na conferência anual da Associação das Energias Renováveis, Apren, num debate sobre o “Hidrogénio Verde Ibérico”.

A transição de poder na Endesa dá-se numa altura em que a empresa tem pela frente o desenvolvimento de vários projectos de renováveis e hidrogénio. A antiga accionista da central a carvão do Pego ganhou o projecto de reconversão desta infra-estrutura num centro de energia limpa, destinado à produção de hidrogénio, solar e eólica.

A Endesa também foi vencedora em leilões de energia solar e, no mais recente, ganhou o direito a construir uma central flutuante na albufeira de Alqueva.

Além dos projectos de energia verde, a Endesa tem uma parceria com a Trustenergy na central de gás natural do Pego.

NewsItem [
pubDate=2022-11-29 17:12:58.0
, url=https://www.publico.pt/2022/11/29/economia/noticia/endesa-prepara-sucessao-nuno-ribeiro-silva-portugal-2029622
, host=www.publico.pt
, wordCount=308
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2022_11_29_1100157921_endesa-prepara-sucessao-de-nuno-ribeiro-da-silva-em-portugal
, topics=[energia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]